massa com queijo gruyère e cogumelos, o jantar ideal para hoje

    Esta receita de massa com queijo gruyère é ideal para uma sexta-feira. É fácil e já pede um bom vinho tinto para acompanhar esta tentação. Ok, não é propriamente muito light mais já estamos praticamente no fim de semana, por isso, não faz mal nenhum. Além disso, é vegetariana.

    Para fazer esta tentação de Cristo, que descobri no blog Cherry on My Sundae, precisa dos seguintes ingredientes: azeite, manteiga, três talos médios de alho francês (sem as folhas, cortados ao meio e em rodelas muito fininhas), sal, açúcar, vinho do Porto, cogumelos ostra, alho picado, folhas de sálvia, natas, vinagre balsâmico, raspas de limão, fettuccine, queijo gruyère ralado, pimenta preta e pinhões tostados.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, aqueça duas colheres de sopa de azeite e duas colheres de sopa de manteiga numa frigideira grande em lume médio. Junte o alho francês e tempere com meia colher de chá de sal e meia colher de chá de açúcar. Deixe cozinhar, durante cerca de 20 minutos, até ficar dourado e caramelizado, mexendo de vez em quando. Se a frigideira secar demasiado adicione uma ou duas colheres de sopa de água.

    Entretanto, junte o vinho do Porto e deixe apurar até reduzir.

    Nessa altura, retire o alho francês da frigideira e reserve.

    A seguir, derreta outra colher de sopa de manteiga na mesma frigideira e espalhe os cogumelos numa única camada, deixando espaço entre eles. Deixe-os assentar, durante 4 minutos, até ficarem com um tom acastanhado. Depois, vire-os ao contrário e deixe-os a cozinhar do outro lado até ficarem castanhos. A seguir, tempere-os com sal e pimenta.

    Agora, acrescente o alho picado e as folhas de sálvia e deixe saltear durante 1 minuto. Depois, volte a colocar o alho francês na frigideira juntamente com as natas, o vinagre balsâmico e as raspas de limão. Deixe ferver em lume brando, durante cerca de 2 a 3 minutos, até o molho engrossar e tempere com sal e pimenta.

    Coza a massa al dente

    Enquanto isso, coza o fettuccine al dente e reserve cerca de 240 ml da água da cozedura.

    Finalmente, adicione o fettuccine, a água da cozedura que reservou, o queijo gruyère e a pimenta preta ao molho e misture bem para revestir a massa com o molho. Deixe ferver em lume brando durante 2 minutos ou até o queijo derreter e a massa ficar totalmente revestida. Ajuste os temperos, se precisar, adicionando mais sal e pimenta.

    Divida a massa por 4 taças ou pratos, decore com os pinhões tostados e sirva.

     

    Uma ótima sexta-feira,

    Ela

     

    receita e foto: cherry on my sundae

     

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *