Hoje acordei com a música do Herman na cabeça. Estou a ouvi-la em loop desde que me levantei:
“Amanhã faço dieta
Amanhã faço dieta
Hoje é que não me apetece
Para mim fazer dieta
É uma treta, é uma seca
É pior do que parece”
Só pode ser um sinal. Depois abro o computador e aparece-me mesmo à frente do meu nariz esta tentação do demónio na pele desta incrível receita do blog Half Baked Harvest. Outro sinal. E eu sou uma pessoa que não despreza os sinais que a vida nos envia. Por isso, hoje tomei uma importante decisão: vou antecipar o meu Dia da Asneira. Esta massa está a chamar por mim sem dó nem piedade e eu não como hidratos há quase um mês. É hoje! É hoje! Ainda, por cima, esta receita só demora meia hora a fazer. É muito fácil, não suja muita loiça e é deliciosa.
Só precisa de ter em casa presunto cortado fininho, uma embalagem de linguine, um molho de espargos sem os pés e cortados aos pedaços, um frasco de pesto, um pimento jalapeño picado sem sementes, queijo ricotta, raspas e sumo de um limão, sal e pimenta, cebolinho picado e parmesão ralado para decorar.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 135º C. Prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal. Disponha as fatias de presunto numa única camada no tabuleiro que preparou. Leve ao forno durante 8 a 10 minutos até o presunto ficar crocante.
Entretanto, ferva uma panela de água com sal e coza o linguine al dente, seguindo as instruções da embalagem. Quando faltarem 2 a 3 minutos, junte os espargos à água a ferver. Guarde 240 ml da água da massa e escorra o resto.
Agora misture a massa com os espargos. Junte o molho pesto, o jalapeño, o queijo ricotta, as raspas e o sumo de limão e acrescente a água que reservou (o suficiente para fazer um molho). Tempere com sal e pimenta. Divida a massa pelos pratos e decore com o presunto crocante, o cebolinho e o parmesão ralado.
Uma boa facadinha na dieta para mim que também mereço,
Ela
receita e foto: half baked harvest