À medida que o Verão se aproxima, o meu desejo por sardinhas aumenta à mesma velocidade a que o Bruno Fernandes remata para a baliza. Basta um raiozinho de sol, para já começar a sonhar comigo sentado à mesa com uma deliciosa sardinha em cima do pão e uma saladinha de pimentos em cima do prato.
Felizmente, descobri uma maravilhosa nova gama de sardinhas em conserva para me ir entretendo enquanto a União Europeia não abre a época de pesca. São enormes lombos de sardinhas, já sem rabo nem cabeça, prontinhos a comer.
Como a Bom Petisco teve essa feliz ideia de nos desafiar a criar receitas com estas novas sardinhas acabadinhas de lançar, hoje vou fazer para o jantar um divinal spaghetti com lombos de sardinhas, queijo parmesão e um crumble de amêndoas tostadas – que é o mesmo que dizer amêndoas estupidamente crocantes. Para acompanhar, claro, sai uma saladinha de pimentos para a mesa do canto.
Ingredientes
- 500 g de spaghetti
- 220 g de sardinhas Bom Petisco em óleo
- 50 ml de azeite
- 50 g de amêndoas moídas fininhas
- 1 cebola picada
- Raspas e sumo de 1 a 2 limas
- 2 colheres de sopa de azeitonas verdes laminadas
- 2 colheres de sopa de tomilho fresco picado
- 50 g de queijo parmesão ralado
- Flor de sal
- Pimenta preta moída no momento
Comece por cozer o spaghetti al dente, em água e sal, seguindo as instruções da embalagem. Enquanto a massa coze, aqueça uma frigideira anti-aderente e toste lá as amêndoas moídas. Quando ficarem douradas, retire-as para um prato.
Coloque o azeite na mesma frigideira e salteie a cebola picada com flor de sal e pimenta preta moída no momento. Acrescente as raspas e o sumo de uma a duas limas (depende do tamanho) e as azeitonas. Vá mexendo durante um minuto.
Por esta altura, já o spaghetti deve estar pronto. Retire-o da panela com uma pinça, sem deitar fora a água onde ele foi cozido, e acrescente-o à frigideira sem escorrer. Junte o tomilho e mexa à medida que vai acrescentando, aos poucos, cerca de uma concha da água onde cozeu a massa. Quando o molho estiver com uma consistência cremosa (pode não ser preciso usar toda a água), salpique o topo com o parmesão ralado.
Sirva a massa no prato com as sardinhas Bom Petisco por cima. Termine com o crumble de amêndoa tostada espalhado pelo topo. Vai ver como a textura crocante do crumble dá um toque delicioso a esta massa.
Um óptimo jantar para si onde quer que as sardinhas estejam,
Ele
fotos: bárbara tomaz / me at the kitchen para o casal mistério
Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Bom Petisco