Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

massa com sardinhas, parmesão e crumble de amêndoas tostadas, um jantar para fazer em 20 minutos

04.04.19

À medida que o Verão se aproxima, o meu desejo por sardinhas aumenta à mesma velocidade a que o Bruno Fernandes remata para a baliza. Basta um raiozinho de sol, para já começar a sonhar comigo sentado à mesa com uma deliciosa sardinha em cima do pão e uma saladinha de pimentos em cima do prato.

Felizmente, descobri uma maravilhosa nova gama de sardinhas em conserva para me ir entretendo enquanto a União Europeia não abre a época de pesca. São enormes lombos de sardinhas, já sem rabo nem cabeça, prontinhos a comer.

Como a Bom Petisco teve essa feliz ideia de nos desafiar a criar receitas com estas novas sardinhas acabadinhas de lançar, hoje vou fazer para o jantar um divinal spaghetti com lombos de sardinhas, queijo parmesão e um crumble de amêndoas tostadas – que é o mesmo que dizer amêndoas estupidamente crocantes. Para acompanhar, claro, sai uma saladinha de pimentos para a mesa do canto.

bom petisco.jpg

 

Ingredientes 

  • 500 g de spaghetti
  • 220 g de sardinhas Bom Petisco em óleo
  • 50 ml de azeite
  • 50 g de amêndoas moídas fininhas
  • 1 cebola picada
  • Raspas e sumo de 1 a 2 limas
  • 2 colheres de sopa de azeitonas verdes laminadas
  • 2 colheres de sopa de tomilho fresco picado
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • Flor de sal
  • Pimenta preta moída no momento

bom petisco-4.jpg

Comece por cozer o spaghetti al dente, em água e sal, seguindo as instruções da embalagem. Enquanto a massa coze, aqueça uma frigideira anti-aderente e toste lá as amêndoas moídas. Quando ficarem douradas, retire-as para um prato.

Coloque o azeite na mesma frigideira e salteie a cebola picada com flor de sal e pimenta preta moída no momento. Acrescente as raspas e o sumo de uma a duas limas (depende do tamanho) e as azeitonas. Vá mexendo durante um minuto.

Por esta altura, já o spaghetti deve estar pronto. Retire-o da panela com uma pinça, sem deitar fora a água onde ele foi cozido, e acrescente-o à frigideira sem escorrer. Junte o tomilho e mexa à medida que vai acrescentando, aos poucos, cerca de uma concha da água onde cozeu a massa. Quando o molho estiver com uma consistência cremosa (pode não ser preciso usar toda a água), salpique o topo com o parmesão ralado.

bom petisco-3.jpg

Sirva a massa no prato com as sardinhas Bom Petisco por cima. Termine com o crumble de amêndoa tostada espalhado pelo topo. Vai ver como a textura crocante do crumble dá um toque delicioso a esta massa.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que as sardinhas estejam,

Ele

 

fotos: bárbara tomaz / me at the kitchen para o casal mistério

 

Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Bom Petisco