Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

massa com tomate cherry e burrata para fazer em 35 minutos

01.07.20

Adoro esta receita. Aliás, é provavelmente um dos meus pratos preferidos. Não resisto a uma boa massa com burrata. É tão bom! Esta receita do blog Half Baked Harvest tem um toque especial. Um, não. Tem vários toques especiais: desde o grão e o alecrim tostados a passar pelo molho doce com tomate.

É uma tentação à qual, infelizmente, não vou conseguir resistir. O meu querido Marido Mistério vai ter mesmo de fazer esta maravilha hoje para o jantar.

Ele só precisa de ter em casa azeite extra virgem, grão, alecrim fresco, raspas de limão, sal e pimenta preta, linguine, tomate cherry, alho esmagado, vinagre de sidra, doce de figo ou mel, manteiga com sal, couve toscana ralada, manjericão fresco picado e duas burratas.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

Jammy-Cherry-Tomato-Pasta-with-Crisp-Lemon-Rosemary-Chickpeas-1.jpg

 

Comece por aquecer uma frigideira alta em lume médio. Junte o azeite, o grão e o alecrim. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até o grão ficar crocante ou estaladiço, durante 8 a 10 minutos. Junte as raspas de limão e deixe cozinhar durante mais um minuto, até fritarem. Retire o grão, o alecrim e a maior parte das raspas de limão e coloque-os num prato forrado com papel de cozinha. Tempere com sal e pimenta e reserve a frigideira para mais tarde.

Entretanto, ferva uma panela grande com água e sal. Junte a massa e coza al dente seguindo as indicações da embalagem. Antes de escorrer, reserve cerca de 240 ml da água da cozedura. Escorra a restante.

Volte a colocar a frigideira com os restos do azeite e alecrim ao lume, desta vez no máximo. Quando o azeite começar a ferver, acrescente o tomate cherry, o alho e uma pitada de sal, pimenta e piripíri. Deixe cozinhar até o tomate começar a abrir, durante cerca de 4 a 5 minutos. Reduza para lume brando e junte o vinagre, o doce de figo ou o mel e 3 ou 4 colheres de sopa da água da cozedura. Deixe ferver em lume brando durante 5 a 10 minutos até o molho começar a reduzir e ficar com a consistência de uma compota.

Acrescente a massa, a couve e o manjericão. Misture bem. Junte o alecrim tostado, guardando um raminho para decorar. Se o molho ficar demasiado espesso, junte um pouco mais de água da cozedura.

Divida a massa e a manteiga pelos pratos que vai servir, decore com a burrata, o grão tostado e o crumble de alecrim e limão.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: half baked harvest