massa de atum e ricotta com pesto de espinafres e noz, uma receita para fazer em 15 minutos

    No Verão, a Família Mistério adopta sempre mais um elemento: o atum em lata. Há coisa mais prática do que uma lata de atum quando chega a hora de preparar um almoço de família para a praia? E um jantar com amigos, filhos, amigos dos filhos e filhos dos amigos? 

    Os Mini-Misteriosos adoram, a minha querida Mulher Mistério é fã e eu cada vez mais me entretenho a descobrir receitas deliciosas e sofisticadas que possa fazer com atum em lata e que sejam suficientes para alimentar um batalhão de bocas famintas. Por isso, quando a Bom Petisco nos desafiou a prepararmos três fantásticas e inesperadas receitas com os seus deliciosos atuns (sim, já há vários e criativos temperos…), toda a família quis participar nesta delicada missão.

    Foram semanas de experiências na cozinha a saborear as mais inesperadas combinações de sabores. Esta foi a primeira receita que saíu dessa experiência familiar: uma incrível massa que junta o saboroso e saudável atum Bom Petisco conservado em azeite com um magnífico tortellini de queijo ricotta e um inesperado molho pesto feito com espinafres e nozes. Melhor ainda: esta receita fica óptima quente ou fria. E só demora 15 minutos a preparar.

    tortelinni ricota-3.jpg

     

    Ingredientes

    Para 8 pessoas

    Para o tortellini

    • 500 g de tortellini de ricotta  
    • 2 latas de atum Bom Petisco em azeite
    • 300 g de tomatinhos cherry
    • 300 g de queijo mozarella fresco (em cubos ou bolinhas)
    • 1 mão cheia de queijo parmesão ralado
    • Manjericão picado a gosto

    Para o pesto de espinafres e noz

    • 60 g de espinafres baby frescos
    • 25 g de folhas de manjericão
    • 60 g de nozes sem casca
    • 2 dentes de alho sem o germe no meio
    • 1 colher de sopa de sumo de limão
    • 120 ml de azeite
    • Flor de sal

     

    Comece por aquecer uma panela grande com água e cozinhe a massa seguindo as instruções da embalagem.

    Para poupar tempo, prepare o pesto enquanto os tortellini estão a cozer. Só precisa de juntar todos os ingredientes, excepto o azeite, num liquidificador e bater até ficar com uma pasta. Vá juntando o azeite enquanto continua a bater. Se vir que, no final, o pesto ficou muito espesso, pode acrescentar mais uma ou duas colheres de sopa de azeite até ficar com a consistência ideal. Tempere com flor de sal e já está.

    tortelinni ricota.jpg

    Quando tiver o molho pronto também já deve ter a massa cozida. E isso quer dizer que tem o seu almoço quase servido. Para terminar, misture, numa taça, a massa à temperatura ambiente com o molho pesto, o atum Bom Petisco escorrido, os tomatinhos cherry, o queijo mozzarella e uma mão cheia de queijo parmesão. Acrescente um fio de azeite e envolva bem todos os ingredientes no molho. Comece por usar só metade da quantidade de pesto e vá acrescentando mais a seu gosto.

    Tempere com flor de sal e pimenta preta moída no momento e salpique manjericão picado por cima.

    Coma quente ou fria, em casa ou na praia, ao almoço ou ao jantar… Vai ver que esta massa é sempre absolutamente divinal.

     

    Uma óptima massa para si onde quer que o atum em lata esteja,

    Ele 

     

    fotos: bárbara tomaz / me at the kitchen para o casal mistério

     

    Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Bom Petisco

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *