Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

massa de courgette com queijo, iogurte grego e tomate, uma receita sem glúten nem hidratos com menos de 250 calorias

04.04.19

Esta receita é uma espécie de mac and cheese mas sem o terrível macarrão (nada contra, adoro, mas engorda horrores). Em vez de massa, tem uns deliciosos noodles de courgette que não engordam absolutamente nada. Além disso, esta receita do blog Food Faith Fitness não tem glúten, tem poucos hidratos, muitas proteínas e é tão saudável que não chega a ter 250 calorias. Por tudo isto, é ideal para quem está a seguir a dieta cetogénica como eu. E é muito fácil de fazer. Só precisa de 25 minutos do seu tempo.

E de alguns ingredientes, claro: courgettes espiralizadas, sal, queijo mozzarella ralado, parmesão ralado, iogurte grego natural, tomate seco, sal, alho em pó, italian seasoning (uma mistura de orégãos, alecrim, manjericão e tomilho secos), pimenta e manjericão fresco. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

mac8.jpg

 

Encha uma panela com água e sal e deixe ferver. Junte os noodles de courgette e deixe cozinhar até ficarem macios, durante 2 a 3 minutos. Transfira-os para um escorredor e deixe escorrer bem a água toda. Retire toda a água da panela, volte a coloca-la ao lume, e reduza para médio-baixo.

Depois de escorrer muito bem os noodles de courgette, envolva-os num pano de cozinha. Ponha um segundo pano de cozinha debaixo dos noodles e esprema-os, para tentar tirar o máximo de água que conseguir. Cuidado, não se esqueça que a água está quente.

Agora transfira os noodles para um prato forrado com papel de cozinha e coloque outra folha de papel de cozinha por cima. Escorra o resto de água que ainda possa haver. Tente fazer tudo isto com alguma rapidez porque a ideia é manter os noodles quentes. Repita com outra folha de papel de cozinha.

Volte a pôr os noodles na panela em lume médio-baixo e junte o queijo, à vez: Vá juntando mais um bocadinho à medida que as primeiras porções forem derretendo. Depois de colocar todo o queijo na panela e esperar que derreta, acrescente o iogurte grego e mexa bem. Finalmente, junte o tomate seco e os temperos: o sal, a pimenta, uma pitada de alho em pó e as ervas aromáticas secas.

Decore com manjericão fresco antes de servir. Coma logo, não deixe arrefecer!

 

Boa dieta para mim e para quem está na luta,

Ela

 

receita e foto: food faith fitness