massa orzo com tomate, mozzarella e pesto para fazer em 30 minutos

    É a receita ideal para um jantar durante a semana. Além de ser facílima e rápida de fazer, esta massa orzo com tomate, mozzarella e pesto só suja uma frigideira.

    Ainda por cima é uma receita vegetariana que tanto pode servir como refeição principal ou como acompanhamento.

    Aliás, esta receita do blog Julia’s Album também é perfeita para piqueniques, almoços no jardim ou até mesmo para levar para o trabalho.

    No fundo, são 10 minutos a preparar e 20 ao lume. E vai precisar dos seguintes ingredientes: massa orzo, água, azeite, alho picado, tomate cherry de várias cores cortado ao meio, orégãos secos, piripíri, meio limão, molho pesto, bolas pequenas de mozzarella, pinhões, manjericão fresco, sal e pimenta.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, junte a massa orzo e a água numa frigideira grande e funda. Deixe ferver e, depois, reduza logo para lume brando, deixando a massa cozer, tapada, durante cerca de 10 minutos ou seguindo as indicações da embalagem. Mas quando passarem 5 minutos, mexa para evitar que a massa se cole ao fundo da frigideira. Quando a água tiver sido absorvida pela massa é sinal de que esta está cozida. Se a água evaporar depressa demais e a massa ainda não estiver cozida acrescente um pouco mais de água.

    A seguir, transfira a massa para uma taça grande.

    Entretanto, aproveite a mesma frigideira para lhe juntar o azeite, o alho picado, metade do tomate cherry, o piripíri, os orégãos secos, o sal e a pimenta. Depois, deixe cozinhar, em lume médio, mexendo de vez em quando, durante 4 minutos, até o tomate cherry começar a libertar os seus sucos e o alho ficar macio.

    Nessa altura, adicione a massa orzo, esprema o sumo do meio limão e junte o resto do tomate cherry e a maior parte do molho pesto. Depois, envolva tudo muito bem.

    A seguir, passe as bolinhas de mozzarella pelo resto do molho pesto numa taça à parte e junte-as à frigideira, misturando algumas com a massa e colocando outras por cima.

    Tempere com sal e piripíri e, finalmente, decore com os pinhões e o manjericão fresco.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: julia’s album

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *