Não conhecíamos o edifício histórico do Porto antes da polémica recuperação. Por isso, para nós, foi uma estreia absoluta. E adorámos o que vimos. Amplo, arejado e luminoso, o espaço está bem dividido. Onde antes ficavam os vendedores de peixe, fruta e legumes, hoje estão quiosques de restauração, petiscos, bebidas e produtos gourmet. O conceito é basicamente o mesmo do Mercado de Campo de Ourique e do Mercado da Ribeira, mas com algumas diferenças.
Todo o espaço cheira a novo, não só porque é recente (reabriu no ano passado) mas sobretudo porque aqui, ao contrário dos mercados de Lisboa, os frescos foram colocados numa ponta do mercado. Mais resguardados, é certo, mas também não são difíceis de encontrar. E aqui é que o Bom Sucesso surpreende: o bom aspeto das bancas, a apresentação sofisticada dos produtos, o ar fresco e delicioso de tudo o que ali está à venda é demasiado tentador para ser verdade.
O mesmo já não se aplica aos quiosques e restaurantes espalhados pelo mercado. Uns têm um ótimo aspeto, outros nem tanto. Espaços como A Leitaria da Quinta do Paço, El Tomate, Quinta das Lamelas – Tapas & Destapas ou o Quay True Sushi são convites a entrar e pedir qualquer coisa. Mas nem todos são assim.
Este fim de semana, há ainda outro motivo para ir ao Bom Sucesso: está a decorrer mais uma edição do Mercado Portobelo, no andar de cima, uma oportunidade fantástica para começar a comprar presentes de Natal. Desde roupa a bijuteria, livros antigos e t-shirts com desenhos à mão, passando por presépios feitos dentro de caixas de fósforos ou latas de atum, a dificuldade é escolher. À medida que vamos avançando pelas bancas, deparamo-nos com uma loja simplesmente maravilhosa, com blocos, estojos, dossiers muito giros e que dão presentes originais: a Make Notes. Irresistível.
E com esta “note” me despeço. Se estiver pelo Porto, não deixe de ir ao Mercado do Bom Sucesso e aproveitar o último dia do Mercado Portobelo.
Um ótimo domingo,
Ela
fotos: mercado do bom sucesso e el tomate
Cá em casa o vosso Blog é leitura diária obrigatória! Ainda ontem o meu marido estava a comentar comigo sobre o post de “Ele” sobre as alheiras e eu respondi ” Já li! 😃” Resposta dele ” Mau já anda à minha frente! 😉”
Hoje já li o post das férias de neve e o outro da Toscania! Adorei! E já disse ao meu Ele cá de casa que bem me poderia levar de ferias para estes 2 sítios… 😉
Sobre este do mercado do Porto será mais fácil de concretizar! 😉
Continuem pois cá esperamos pelos vossos textos! 😃
Olá, Sofia
Muito obrigado pelas suas tão simpáticas palavras. E por causa de leitores como a Sofia que continuamos o blog.
Esperamos que continuem a gostar tanto de ler como nós de escrever,
Casal Mistério
É de facto, um lugar agradável, salvo alguns restaurantes que não gostei, quando estive lá, recentemente.
Obrigada por responder ao meu comentário.
Vou confessar uma coisa, uma das coisas que achamos piada é não fazermos a minima ideia de como vocês são!
Muitas vezes eu e o meu marido comentamos isso mesmo,
– ” Como serão Eles?! ”
– ” Será que já nos cruzámos com Eles? “
Visto vocês falarem muito em Cascais e, nós morarmos na zona de Cascais.
O restaurante “Gulli” que ficava no Hotel Albatroz Bayside Village foi onde fomos jantar no “nosso dia dos namorados”, digo “nosso dia” pois não foi no dia 14 de Fevereiro porque, com 2 crianças não é façil jantar fora num dia de semana em tempo de aulas… Quando vi a vossa publicação sobre esse restaurante fiquei nostálgica e com pena de ter fechado mas, iremos visitar no novo local.
Já agora achamos o máximo terem 4 filhos, nós temos duas meninas e o meu marido bem chateia para termos mais…
Mas já andamos a pensar no assunto…
Obrigada mais uma vez e, cá estaremos para lermos os vossos textos.
Sofia Costa
Gostei muito do vosso artigo, pena não terem mencionado “O Melhor Rissol do Mundo”! por diversas vezes visitei e gostei muito de todos os que comi. O atendimento é muito simpático e tem umas ideias engraçadas como o Sparkling Flight (2 rissóis e uma flute de espumante) ou o Mini Trip (2 rissóis e uma mini). Também a não perder a Rissoleta (francesinha de rissol).
Obrigada pela atenção,
C, Reis