Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

merengue de limão fácil de fazer para começar o seu dia bem disposto

19.02.20

Não há nada que me deixe mais feliz do que começar a minha manhã a olhar para uma receita destas. Com este aspecto. E com limão no título.

É o suficiente para passar o resto do dia a pensar na textura desta maravilha. No sabor... Na frescura... Na cremosidade... Ok, eu paro: pareço um anúncio da Dove.

O que para aqui interessa é que este merengue de limão, do site Imperial Sugar, é facílimo de fazer e deve ser uma verdadeira loucura. Sinceramente, não sei se aguento até à hora do jantar para fazer esta maravilha.

Tudo o que vou precisar é de manteiga sem sal à temperatura ambiente, ovos, açúcar, sumo e raspas de limão. Para o merengue, vou precisar de claras de ovo (podem ser as claras das gemas que usar no lemon curd), mais açúcar e cremor tártaro. Para servir, vou ainda precisar de bolachas digestive esmagadas. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

6de50738041bfb7e216828604160908e.jpg

 

O creme de limão (ou lemon curd) é a primeira coisa a preparar. Misture numa taça, com uma vareta, o açúcar com a manteiga à temperatura ambiente, durante cerca de dois minutos, até começar a clarear. Junte-lhes os ovos, enquanto continua a misturar, cinco gemas, o sumo e as raspas de limão e uma pitada de sal. Deite tudo para dentro de uma panela, em lume brando, e vá mexendo durante 10 a 15 minutos. Deixe arrefecer. Se quiser poupar trabalho, tem aqui a receita de um lemon curd mais fácil e rápido de preparar.

A segunda etapa é fazer o merengue. Misture todos os ingredientes à mão, com uma vareta, numa taça que aguente o calor só para ficarem bem ligados. Depois, coloque a taça em cima de uma panela com água a ferver e continue a mexer, em banho-maria, durante três a cinco minutos. Quando as claras estiverem quentes e o açúcar derretido, bata-as em castelo, com uma batedeira eléctrica. Se gostar, pode acrescentar, no final, uma colher de chá de extracto de baunilha.

Sirva em copos ou em frascos, com as bolachas esmagadas na base e camadas alternadas de lemon curd e de merengue. Termine com o merengue no topo e queime-o com um maçarico. Com uma sobremesa destas no horizonte, não há má disposição que resista.

 

Um óptimo merengue para si onde quer que o limão esteja,

Ele

 

receita e foto: imperial sugar

 

1 comentário

Comentar post