Eu sei que estou de dieta. Não precisa de mo lembrar. Mas tenho motivos para celebrar e, por isso, posso pecar um bocadinho. Podia estar a celebrar o nosso melhor mês de sempre. Podia. É um pretexto mais do que justo para cair em tentação, mas confesso que o meu motivo é outro: as férias das crianças estão a acabar! Yupi! OK, posso estar a ser politicamente incorreta, mas é a vida. Sim, o regresso às aulas merece ser celebrado por uma pobre mãe estafada que está a precisar de férias das férias deles.
E, já se sabe, quando peco, tem de ser em bom. Já que me desgraço é para me desgraçar com categoria, como esta categoria de receita do blog Little Upside Down Cake. Só preciso de açúcar, ovos, água, óleo de girassol, cacau em pó, farinha, fermento, queijo mascarpone, natas azedas, açúcar de confeiteiro e, claro, mirtilos. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para fazer 16 mini tartes, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 180º C e prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal. Bata o açúcar com os ovos até obter uma mistura esbranquiçada. Junte lentamente o cacau em pó e continue a misturar bem. Acrescente a água e o óleo de girassol e continue a mexer. Finalmente junte a farinha muito lentamente mas tenha cuidado para não bater demais.
Coloque a mistura no tabuleiro que preparou e leve ao forno durante 45 minutos. Entretanto, bata o queijo mascarpone, as natas azedas e o açúcar de confeiteiro até obter uma consistência cremosa.
Retire a base do forno e deixe arrefecer. Depois, é fácil: corte a base em círculos, ponha por cima o queijo mascarpone e finalize com os mirtilos.
É ou não é uma maravilha?
Quem é que consegue resistir a esta tentação? Eu não!
Boas receitas,
Ela
receita e foto: little upside down cake