mini tartes de maçã com molho de caramelo salgado, um presente delicioso para o dia da mãe  

    É das sobremesas mais consensuais de sempre. Não me lembro de conhecer alguém que não goste de tarte de maçã. Então com um delicioso molho de caramelo salgado por cima é de chorar por mais. Com o Dia da Mãe a chegar, já estou a pensar no próximo pretexto para pecar. E esta receita do blog Williams-Sonoma é ideal para servir à minha querida e gulosa mãezinha no próximo domingo.

    Para isso preciso de comprar farinha, sal, açúcar, manteiga sem sal e água gelada para fazer a massa das tartes. Para o recheio, preciso de maçãs Pink Lady, descascadas, sem caroço e cortadas em fatias com cerca 6 mm de espessura, raspas e sumo de um limão, açúcar, canela em pó e sal. Para o molho de caramelo, preciso ainda de mais açúcar, água, natas, manteiga sem sal, rum e sal.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

    WS_DOD_AppleGalette_5020.jpg

     

    Comece por misturar no liquidificador a farinha, o sal e o açúcar. Espalhe a manteiga por cima e misture durante alguns segundos ou até a manteiga ficar envolvida na farinha, mas de forma a ficarem alguns pedaços visíveis. Acrescente a água e misture novamente até obter uma massa homogénea. Transfira a massa para um saco de congelação e pressione-a até formar uma espécie de disco. Leve ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos.

    Enquanto isso, forre um tabuleiro com uma folha de papel vegetal.

    Numa taça grande, misture as maçãs, as raspas e o sumo de limão, 60 g de açúcar, a canela e uma pitada de sal.

    Transfira a massa para uma bancada polvilhada com farinha e corte-a em 6 discos iguais. Passe o rolo da massa por cima de cada uma até ficarem com cerca de 3 mm de espessura.

    Disponha os círculos de massa no tabuleiro que preparou, deixando algum espaço entre cada um.  

    Divida as maçãs por cada círculo, espalhando-as numa única camada, deixando uma margem de cerca de 2,5 cm nas bordas. Dobre as bordas da massa por cima do recheio, deixando as tarte destapadas no meio. Leve ao frigorífico durante 30 minutos.

    Entretanto, pré-aqueça o forno a 200º C.

    Leve as tartes ao forno, durante 40 minutos, até a massa ficar dourada e as maçãs macias. Deixe arrefecer.

    Enquanto isso, prepare o molho de caramelo: junte numa panela 250 g de açúcar e 3 colheres de sopa de água. Tape e deixe ferver em lume médio. Quando o açúcar começar a derreter, destape e agite a panela, durante cerca de 5 minutos, até o açúcar se dissolver. Deixe ferver em lume brando, sem tampa, durante 3 a 5 minutos, até o açúcar ficar com um tom de caramelo escuro. Retire do lume, acrescente as natas e mexa até obter um creme macio. Junte a manteiga, o rum e uma pitada de sal. Deixe arrefecer ligeiramente.

    Decore as tartes com o molho de caramelo e sirva.

    Quem é a mãe que resiste a uma receita destas? A minha não é de certeza!

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: williams-sonoma

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *