Festa de passagem de ano que se preze tem de ter aperitivos. Muitos e bons. O ideal é ir petiscando ao longo da noite entre uma flûte ou outra de champanhe. No fundo, é este meu vício que me desgraça. Adoro ir petiscando ao longo da noite: um fruto seco aqui, um queijo acolá, enfim, tenho tanta inveja daquelas pessoas que olham para a comida com um ar de enfado e para mim com um ar de desprezo! Pessoas que basicamente comem por obrigação, por uma questão de sobrevivência. Talvez quando for velhinha perca o apetite, nunca se sabe. Mas enquanto os meus queridos Filhos Mistério não me internam num lar e 2018 não chega com uma nova dieta para eu experimentar, há que aproveitar os últimos dias de 2017 para provar receitas novas e deliciosas como esta do blog How Sweet Eats.
Este molho de queijo é facílimo de fazer. Só precisa de tomates cherry cortados ao meio, azeite, sal, pimenta, queijo creme, queijos mozzarella, provolone e parmesão ralados, alho picado, folhas de manjericão, de tomilho e de orégãos picadas. E, claro, tostinhas, crackers ou chips para servir. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingredientes, para 6 a 8 pessoas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 200º C. Prepare um tabuleiro forrado com papel de alumínio e espalhe os tomates cortados ao meio por cima. Tempere com sal e um fio de azeite e leve-os ao forno durante 20 a 25 minutos ou até começarem a rebentar. Ponha de lado.
Enquanto os tomates estão no forno, misture o queijo creme com o provolone, depois com a mozzarela e finalmente com o parmesão (cerca de 200 g cada). Junte as ervas frescas, o alho e os tomates assados no forno e mexa bem. Transfira a mistura para um pirex (de preferência aquele que vai servir). Espalhe por cima o resto do provolone e da mozzarella. Leve ao forno durante 25 a 30 minutos ou até o topo ficar dourado e começar a borbulhar.
Sirva logo, acompanhado de crackers, chips ou tostinhas.
Um ótimo ano para si, de preferência rodeado de queijo por todo o lado,
Ela
receita e foto: how sweet eats