Desde que fomos à Croácia que ando louca para ir de férias ao Montenegro. Não, não estou a falar em ir de férias com o nosso primeiro-ministro. Estou a falar naquele que é provavelmente um dos mais jovens países do mundo, já que se tornou independente da Sérvia em 2006. Talvez por isso seja, para muita gente, um paraíso desconhecido com a vantagem de que é bem mais barato do que a vizinha Croácia.
Não sei se é o tom de azul do mar que se confunde com o do céu ou com a cor da cúpula da Igreja da Nossa Senhora do Rochedo, se é a costa recortada banhada pelo mar Adriático, se são as pequenas aldeias pitorescas, tudo aqui me encanta.
Além das paisagens deslumbrantes, o Montenegro tem uma herança cultural que consegue juntar influências católicas, ortodoxas, italianas e otomanas. Desde a cidade medieval de Kotor, a mais famosa de Montenegro, considerada uma das maiores pérolas do Adriático, com as suas ruas de pedra, muralhas e palácios venezianos, a Perast, com as suas pequenas ilhas e igrejas, a parques naturais e inúmeros locais de sonho, o Montenegro está sem dúvida no topo da nossa lista de países a visitar.
Aliás, se quiser saber mais detalhes sobre este destino de sonho, clique na galeria em baixo.
Boa viagem para nós (um dia destes),
Ela