Com o inverno à porta, o que apetece mesmo é um refúgio no campo, com a lareira acesa e umas mantinhas cá fora enquanto se aprecia a paisagem com um copo de vinho (ou de gin, claro!) numa mão e um bom livro na outra. Podia estar a falar do Alentejo que tem sítios deliciosos (eu sei) mas, como sabem, tenho a mania das grandezas, por isso, apetecia-me mais uma coisa deste género:
Pegar na Família Mistério e partir à descoberta da Toscânia, das suas vinhas, dos seus campos, das suas montanhas, da sua história. Em pleno Vale de Órcia, há um lugar para onde eu fugia já amanhã e ficaria durante uma semana inteira ou duas ou três: o Monteverdi Tuscany, um boutique hotel que nasceu no alto da aldeia de Castiglioncello del Trinoro, que data do século XII.
Além do edifício do hotel propriamente dito, o Monteverdi tem três villas privadas, todas com uma decoração contemporânea e os luxos da vida moderna, respeitando os traços da arquitetura medieval. Toda a reconstrução das estruturas respeitou o estilo da época de origem, manteve os arcos, as escadas e as vigas originais e recorreu aos materiais locais, como a madeira, o granito e o mármore. O resultado é um equilíbrio perfeito entre o antigo e o moderno. O sítio ideal para dar algumas aulas de história ou de geografia à nossa imensa prole.
A decoração de interiores, a cargo da talentosa designer Ilaria Miani, é maravilhosa. Simples, elegante, confortável e com muita pinta, transpira bom gosto. As villas, que têm entre dois e seis quartos, só podem ser alugadas à semana. Incluem uma cozinha com equipamento de última geração, onde um chef exclusivo poderá preparar deliciosos pratos típicos da Toscânia. Além disso, conte com uma adega, quartos com móveis de design e casas de banho com banheiras XL. Acho que uma villa com três quartos chega perfeitamente para nós!
O boutique hotel tem sete quartos de design. Tal como nas villas, estas acomodações refletem o equilíbrio perfeito entre o antigo e o moderno: ao mesmo tempo que os tetos mantêm as vigas de madeira originais, os interiores estão repletos de autênticas obras de arte contemporâneas. A decoração também é clean e minimalista, o gosto irrepreensível.
E agora, a machadada final que será música para os ouvidos do meu querido Marido Mistério: a cozinha do Monteverdi é criativa e inspiradora, recorrendo aos ingredientes que cultivam na propriedade, como ervas aromáticas, azeitonas, tomate, queijo pecorino feito a partir do leite das ovelhas da região, ou o presunto curado dos javalis selvagens que vagueiam pelos bosques vizinhos. Tudo isto e muito mais nas mágicas mãos do antigo chef da Locanda Locatelli, Paolo Coluccio. Já para não falar das caves recheadas de vinho produzido neste delicioso vale italiano.
Qual vai ser a primeira pergunta que vai sair da boca dele?
– É caro?
Claro que é caro. Já sabes que quando sonho, sonho alto. E respondo, em tom de sussurro:
– Parece que é a partir de €375 por noite – cada quarto.
Mas como diria a Teresa Guilherme, isso agora não interessa nada.
Bons sonhos,
Ela