Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

mousse de chocolate com apenas 4 ingredientes, a receita ideal para enfrentar o mau tempo deste fim de semana

19.09.20

Credo! Também não era preciso um dilúvio e esta loucura de raios e trovões para nos lembrar que o verão está a acabar! Já percebemos a mensagem. Mas, ó São Pedro, também não era preciso uma intempérie em setembro! Ainda queríamos aproveitar mais uns diazinhos de bom tempo antes de nos refugiarmos em casa para enfrentarmos a segunda vaga desta maldita pandemia. Mas já que o fim de semana será por casa, só nos resta empanturrar-nos com receitas tentadoras como esta que descobri no blog Jernej Kitchen. É fácil, deliciosa e só precisa de 4 ingredientes: pepitas de chocolate ou chocolate preto partido (o ideal é ter cerca de 65% de cacau), natas, 2 claras de ovo e açúcar. Depois vai precisar de chantilly e de raspas de chocolate para decorar. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

chocolate-mousse-2-jernejkitchen.jpg

 

Comece por derreter o chocolate em banho-maria, em lume brando, mexendo de vez em quando.

Enquanto isso, ferva 50 g de natas numa panela pequena. Retire do lume e junte-as ao chocolate derretido. Mexa bem até obter uma consistência homogénea. Deixe arrefecer à temperatura ambiente.

Entretanto, bata as claras em castelo. Vá juntando gradualmente o açúcar e uma pitada de sal.

Numa taça à parte, bata 100 g de natas até obter uma consistência de chantilly.

Junte 1/3 das natas batidas e das claras em castelo à mistura de chocolate já arrefecida. Depois, junte o resto envolvendo a mistura com cuidado e com a ajuda de uma espátula de borracha.

Divida a mousse pelas taças ou pelos copos que vai servir e leve ao frigorífico durante pelo menos 3 horas ou, se conseguir, durante a noite.

Retire do frigorífico 30 minutos antes de servir e decore as mousses com chantilly, raspas de chocolate, pepitas de cacau ou avelãs picadas.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: jernej kitchen