Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

mousse de chocolate com crumble e merengue, a sobremesa que tem de fazer este fim de semana

20.11.21

Tem um jantar em sua casa este fim de semana e não sabe o que fazer para a sobremesa? Quer arrasar e impressionar os seus convidados? A Super Ela tem aqui uma sugestão de Super Sobremesa para si. A receita é do blog Hint of Vanilla e é absolutamente divinal. Ok, não é propriamente light mas, num dia especial, ninguém leva a mal.

Só precisa de ter em casa ovos, açúcar, chocolate preto de boa qualidade (70%) picado e natas, para a mousse. Para o crumble, bolachas digestivas, farinha, açúcar mascavado e manteiga derretida. Para o merengue, precisa de claras de ovo, açúcar e meia vagem de baunilha.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

image-asset (1).jpeg

 

Comece por selecionar os copos ou os frascos que vai usar para servir esta receita e coloque-os no frigorífico.

Bata as natas até ficarem com a consistência de chantilly e guarde-as também no frigorífico.

Junte os ovos e o açúcar numa taça de uma batedeira e aqueça-os em banho-maria enquanto vai mexendo constantemente até atingirem uma temperatura de 60º C.

Retire do lume e coloque a taça na batedeira. Misture na velocidade máxima, durante cerca de 10 minutos, até arrefecer para cerca de 35º C.

Enquanto isso, derreta o chocolate em banho-maria. Deixe arrefecer até aos 35º C.

Quando a mistura dos ovos e o chocolate atingirem as temperaturas corretas, envolva os ovos no chocolate e misture bem. Adicione metade das natas batidas à mistura de chocolate. E a seguir, acrescente a outra metade.

Transfira a mousse para os copos ou os frascos que vai servir e guarde no frigorífico durante cerca de uma hora.
Entretanto, prepare o crumble: pré-aqueça o forno a 180º C. Esmague as bolachas, junte a farinha e o açúcar mascavado e misture bem. Adicione a manteiga derretida.

Espalhe o crumble numa única camada num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal e leve ao forno durante 10 a 12 minutos, agitando o tabuleiro de vez em quando.

Retire do forno e deixe arrefecer completamente.

Antes de servir, faça o merengue: misture as claras de ovo juntamente com o açúcar em banho-maria e vá mexendo até o açúcar se dissolver totalmente. Bata com a batedeira, na velocidade média alta, durante 7 a 10 minutos, até ficar com a consistência de chantilly.

Retire as sementes da vagem de baunilha e adicione-as ao merengue, batendo novamente com intervalos de 30 segundos.

Transfira o merengue para um saco de confeiteiro.

Para servir, espalhe o crumble por cima das mousses de chocolate e finalize com o merengue. Caramelize o topo com um maçarico de cozinha e sirva!

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: hint of vanilla