Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

mousse de chocolate gelada com brandy, passas e bolacha crocante

Não tenho tempo. Peço desculpa, mas não tenho tempo para nada. Nem para escrever um texto. O nosso Natal começa hoje à tarde e segue, ininterruptamente, até quarta-feira de madrugada. Pelo meio, temos quase 20 pessoas para um brunch cá em casa, no dia 25.

Família numerosa não é coisa fácil. E por isso não tenho tempo para grandes conversas. Até porque, enquanto estou a escrever, estou também a fazer esta fenomenal receita de parfait de chocolate, do site da BBC. Sim, estou de computador em punho no balcão da cozinha.

Para fazer esta maravilha, só vou precisar de arandos secos, passas, brandy, chocolate preto, oito gemas de ovos, açúcar de confeiteiro, mel, manteiga, cacau, natas para bater e bolachas de gengibre partidas em pedacinhos. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

fb7215f80f27efcecc01d9f7fa6d0915.jpg

 

Esta delícia é basicamente uma mousse gelada, com um cheirinho a brandy e umas surpreendentes bolachas de gengibre que lhe dão um toque crocante.

Para mim, uma das melhores surpresas desta sobremesa de Natal é o brandy. Por isso, antes de qualquer outra coisa, coloque as passas e os arandos, numa taça, mergulhados no brandy para ganharem sabor. Forre depois uma forma rectangular, para 900 g, com película aderente e derreta o chocolate em banho-maria.

Deixe o chocolate derretido a arrefecer ligeiramente ao mesmo tempo que bate as gemas com o açúcar de confeiteiro e o mel. Assim que as gemas estiverem mais claras, largue a batedeira e adicione-lhes o chocolate, envolvendo tudo delicadamente com uma espátula.

Volte a colocar a mistura na panela, em banho-maria, e bata à mão durante um bocadinho. Derreta a manteiga com o cacau e, assim que estiver à temperatura ambiente, misture na panela com o chocolate.

Agora só tem de bater as natas até ficarem com a consistência de chantilly e envolvê-las, com uma espátula, na mistura de chocolate. Junte as passas e os arandos embebidos no brandy e as bolachas partidas em crumble, e já está. Deite tudo para dentro da forma, forrada com película aderente, e leve ao congelador até servir.

No Dia de Natal, só tem de cortar o parfait em fatias e dá-lo a acompanhar o bolo-rei. Hmmm, não resisto: vou provar. Que maravilha!

 

Um óptimo Natal para si onde quer que o chocolate esteja,

Ele

 

receita e foto: bbc good food