O nome original desta receita é o famoso Bircher Muesli, batizado em homenagem ao médico suíço Maximilian Bircher-Brenner, conhecido pelas suas investigações científicas na área da nutrição. Foi o próprio que, por volta de 1900, criou este pequeno-almoço para os seus pacientes. A receita original tinha mais fruta fresca do que grãos e foi próprio Bircher-Brenner que teve a ideia de ensopar os flocos de aveia crua durante a noite para os amaciar. O famoso médico suíço usava, na sua receita original, água com sumo de limão para ensopar a aveia durante a noite.
No dia seguinte, comia o mueli acompanhado de um iogurte.
Esta receita que descobri no blog da Donna Hay é muito parecida com a original e é ideal para os dias de semana, sobretudo se ensopar a sua aveia na véspera.
Só vai precisar de sementes de girassol, sementes de abóbora, sementes de linhaça, flocos de aveia, leite ou leite de amêndoa, canela, mel, uma pera ralada e framboesas. Para o iogurte de baunilha, vai precisar de um iogurte grego, xarope de ácer e pasta de baunilha.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.
Comece por colocar as sementes de girassol, de abóbora, de linhaça e os flocos de aveia numa taça. Junte o leite, a canela e o mel e mexa bem. Leve ao frigorífico durante pelo menos 4 horas ou então deixe no frio durante toda a noite.
No dia seguinte, faça o iogurte de baunilha, misturando o iogurte grego, o xarope de ácer e a baunilha numa taça.
Junte a pera ralada ao muesli e mexa bem. Distribua o muesli pelas taças que vai servir, acrescente o iogurte de baunilha e decore com framboesas frescas.
Uma ótima e saudável semana,
Ela
receita e foto: donna hay