Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

muffins de laranja e azeite, o lanche ideal para levar para o trabalho

14.03.22

Não há nada mais prático do que ter uma caixa com uns muffins na gaveta da secretária à mão de semear. É que nem vale a pena parar e fazer a típica pausa para lanchar. É só abrir a gaveta, deliciar-nos com um ou dois muffins sem tirar os olhos do computador. Ui, o patronato ia adorar esta minha sugestão. Até vai começar a oferecer muffins aos seus funcionários. Aqui fica a receita do ótimo blog Camille Styles para incentivar boas práticas no local de trabalho. Estou a brincar, malta. Sou a favor de todo o tipo de intervalos no horário de trabalho, ok? O verbo procrastinar é o meu nome do meio.

Para fazer esta tentação, só precisa de ter em casa farinha, sêmola de trigo, sal, fermento, bicarbonato de sódio, ovos, azeite virgem extra, leite à sua escolha (pode ser vegetal), sumo e raspas de laranja, água com sabor a laranja e uma laranja pequena, cortada em fatias fininhas para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 18 muffins, espreite aqui a receita original.

olive-oil-orange-blossom-muffins-9934.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Unte uma forma de muffins e reserve.

Misture numa taça grande a farinha, a sêmola de trigo, o sal, o fermento e o bicarbonato de sódio e ponha de lado.

Noutra taça à parte, bata levemente os ovos. Junte o azeite virgem extra, o leite, o sumo e raspas de laranja, a água aromatizada e misture bem.

Transfira os ingredientes líquidos para a taça dos ingredientes secos e misture. Não mexa demasiado para os muffins não ficarem duros.

Divida a massa pelas formas que preparou, enchendo até cerca de ¾ da altura. Ponha por cima uma fatia de laranja cortada ao meio. Também ficam ótimos com amêndoas laminadas, se preferir.

Leve ao forno durante 20 a 25 minutos até ficarem ligeiramente dourados, ou até um palito sair limpo do interior dos muffins.

Deixe arrefecer ligeiramente antes de servir.

 

Uma ótima semana,

Ela

 

receita e foto: camille styles