Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

não há dúvidas: este é o almoço mais prático e rápido do planeta

08.09.20

Pode dar as voltas que quiser, as piruetas que entender, as cambalhotas que lhe apetecer... No fim, há-de-chegar à boa e velha conclusão: o almoço mais rápido, mais versátil, que pode levar para todo o lado, que fica bem numa salada, numa sanduíche ou numa massa, chama-se simplesmente salada de atum.

Não há nada mais útil e eficaz do que uma boa lata de atum. E felizmente, hoje em dia, já temos uma variadade incrível de atum em lata. Filetes, barrigas ou ventrescas, ao natural, em óleo ou em azeite extra-virgem... o difícil é escolher. Depois pode fazer com essa maravilha o que quiser: saladas simples em poucos minutos, massas requintadas que enchem o olho de qualquer convidado mais exigente, sanduíches, entradas gourmet ou petiscos fáceis para acompanhar uma cervejinha bem gelada.

Hoje, como é dia de semana, optei por uma salada de atum mais rápida do que a própria sombra. Fica pronta em menos de 15 minutos e é absolutamente deliciosa. A receita é do espectacular site Food52 e é perfeita para aqueles dias em que não lhe apetece perder muito tempo na cozinha.

Tudo o que precisa é de duas latas de filetes de atum em azeite, sumo de limão espremido no momento, mostarda de Dijon, alho em pó, maionese, aipo picado, cebola roxa picada, molho de peixe, pimenta preta e manjericão fresco picado. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

e09162d1-a382-495c-8079-c1dc06a6a9e7--2020-0303_ou

 

Agora chegou a minha parte preferida: a preparação facílima. Junte todos os ingredientes numa taça grande e misture até que a maionese e a mostarda fiquem bem espalhadas pelo resto. Ajuste os temperos, misture um pouco de flor de sal se necessário e termine com o manjericão fresco espalhado por cima.

Misturada numa massa fria, em cima de uma tosta ou dentro de meio abacate, esta maravilha fica sempre bem. E demora menos de 15 minutos a preparar.

 

Um óptimo almoço para si onde quer que o atum em lata esteja,

Ele

 

receita e foto: food52