não leia este texto! para o bem da sua dieta, não leia este texto!
Não acredito! Aquilo que eu digo não vale nem uma linha de contenção?! É isso?!
É impressionante como me têm em tão pouca conta! Eu digo para não lerem este texto e já estão aí, de óculos na ponta do nariz e olhos semi-cerrados, a aspirarem cada palavra inútil que eu escrevo! (Não sei se já repararam, mas já vamos no quinto ponto de exclamação do dia, o que quer dizer que este é um texto sentido.)
Pois esta é a sua última oportunidade: ou carrega já no "eject" ou estamos a falar do total descalabro calórico. A escolha é sua. Quer mesmo continuar? Depois não se queixe...
Esta é a lista dos melhores bolos e pastelarias do mundo. É uma eleição dos leitores do site Buzzfeed e, para surpresa de todos os groenlandeses mais distraídos, os Pastéis de Belém estão lá, claro, num honroso sétimo lugar e orgulhosamente descritos como "the best pastel de nata in the world", como se o "pastel de nata" fosse um bolo que se encontrasse facilmente em qualquer esquina do Burkina Faso.
Feito o intróito, vamos ao resto da lista. Depois só precisa de fazer as malas e embarcar nesta volta ao mundo em 80 mil calorias.
1. B. Patisserie, São Francisco, Estados Unidos
Tartines, verrines, macarons, croissants e todos os outros bolos com nomes franceses estão aqui. Também há fantásticos Mil Folhas, ou Mille-Feuille se preferir.
2. Baked & Wired, Washington, Estados Unidos
Bolos, brownies, muffins, biscoitos e muito mais maravilhas. Todas com uma característica especial: são receitas familiares.
3. Queen of Tarts, Dublin, Irlanda
É considerado o melhor sítio de Dublin para tomar o pequeno-almoço e é a primeira pastelaria europeia a aparecer na lista. Começou por ficar famosa graças às maravilhosas tartes, mas hoje tem uns invejáveis scones de passas, mirtilos, framboesas e chocolate. Ou umas divinais panquecas. Ou ainda... bom, o melhor é parar.
4. Duchess Bake Shop, Alberta, Canadá
Os croissants de amêndoa são de deixar qualquer um a babar como o Mira Amaral. Mas há também as deliciosas tartes e os bolos. Não usa misturas nem conservantes.
10. Turris, Barcelona, Espanha
Entre o 5º e o 10º lugar, só há uma pastelaria fora dos Estados Unidos: os nossos Pastéis de Belém, pois então. Em 10º lugar, aparece finalmente uma espanhola: a Turris, em Barcelona, uma rede de pastelarias que utiliza apenas produtos naturais.
12. De Roset, Castricum, Holanda
Não é propriamente a cidade mais famosa da Holanda nem estará seguramente na lista dos mil locais que quero visitar antes de morrer, mas fica só a 28 minutos de comboio de Amesterdão. E pelos cheesecakes, ou pelos bolos de pasteleiro com mousse de chocolate ou com iogurte, vale a pena investir essa meia horita de vida.
13. Ladurée, Paris, França
A primeira "patisserie" francesa entra para a lista do Buzzfeed num modesto 13º lugar. É a vida! No entanto, os bolos são tentadores. A Ladurée existe já em vários países do mundo.
Eu avisei, não avisei? E podia ter sido ainda mais sádico, porque havia muitas mais pastelarias e bolos na lista. Se quiser dar uma vista de olhos a todas as sugestões dos leitores do Buzzfeed, veja aqui.
Agora suba lá para a balança: engordou ou não engordou?
Um bom bolo para si onde quer que esteja,
Ele