Não acredito! Aquilo que eu digo não vale nem uma linha de contenção?! É isso?!
É impressionante como me têm em tão pouca conta! Eu digo para não lerem este texto e já estão aí, de óculos na ponta do nariz e olhos semi-cerrados, a aspirarem cada palavra inútil que eu escrevo! (Não sei se já repararam, mas já vamos no quinto ponto de exclamação do dia, o que quer dizer que este é um texto sentido.)
Pois esta é a sua última oportunidade: ou carrega já no “eject” ou estamos a falar do total descalabro calórico. A escolha é sua. Quer mesmo continuar? Depois não se queixe…
Esta é a lista dos melhores bolos e pastelarias do mundo. É uma eleição dos leitores do site Buzzfeed e, para surpresa de todos os groenlandeses mais distraídos, os Pastéis de Belém estão lá, claro, num honroso sétimo lugar e orgulhosamente descritos como “the best pastel de nata in the world”, como se o “pastel de nata” fosse um bolo que se encontrasse facilmente em qualquer esquina do Burkina Faso.
Feito o intróito, vamos ao resto da lista. Depois só precisa de fazer as malas e embarcar nesta volta ao mundo em 80 mil calorias.
1. B. Patisserie, São Francisco, Estados Unidos
Tartines, verrines, macarons, croissants e todos os outros bolos com nomes franceses estão aqui. Também há fantásticos Mil Folhas, ou Mille-Feuille se preferir.
2. Baked & Wired, Washington, Estados Unidos
Bolos, brownies, muffins, biscoitos e muito mais maravilhas. Todas com uma característica especial: são receitas familiares.
3. Queen of Tarts, Dublin, Irlanda
É considerado o melhor sítio de Dublin para tomar o pequeno-almoço e é a primeira pastelaria europeia a aparecer na lista. Começou por ficar famosa graças às maravilhosas tartes, mas hoje tem uns invejáveis scones de passas, mirtilos, framboesas e chocolate. Ou umas divinais panquecas. Ou ainda… bom, o melhor é parar.
4. Duchess Bake Shop, Alberta, Canadá
Os croissants de amêndoa são de deixar qualquer um a babar como o Mira Amaral. Mas há também as deliciosas tartes e os bolos. Não usa misturas nem conservantes.
10. Turris, Barcelona, Espanha
Entre o 5º e o 10º lugar, só há uma pastelaria fora dos Estados Unidos: os nossos Pastéis de Belém, pois então. Em 10º lugar, aparece finalmente uma espanhola: a Turris, em Barcelona, uma rede de pastelarias que utiliza apenas produtos naturais.
12. De Roset, Castricum, Holanda
Não é propriamente a cidade mais famosa da Holanda nem estará seguramente na lista dos mil locais que quero visitar antes de morrer, mas fica só a 28 minutos de comboio de Amesterdão. E pelos cheesecakes, ou pelos bolos de pasteleiro com mousse de chocolate ou com iogurte, vale a pena investir essa meia horita de vida.
13. Ladurée, Paris, França
A primeira “patisserie” francesa entra para a lista do Buzzfeed num modesto 13º lugar. É a vida! No entanto, os bolos são tentadores. A Ladurée existe já em vários países do mundo.
Eu avisei, não avisei? E podia ter sido ainda mais sádico, porque havia muitas mais pastelarias e bolos na lista. Se quiser dar uma vista de olhos a todas as sugestões dos leitores do Buzzfeed, veja aqui.
Agora suba lá para a balança: engordou ou não engordou?
Um bom bolo para si onde quer que esteja,
Ele
arrisquei, avancei e li e vi tudo até ao fim. Engordei só de ver…mas valeu.
É de desconfiar um ranking que coloca a Ladurée como a melhor pastelaria. Estéticamente, a Ladurée tem bolos muito bonitos, mas tem bastante mais fama que o proveito, (os marketers da empresa estão de parabéns), isso nota-se nos simples macarons, os da Maison du Chocolat são bastante melhores, já para não falar dos bolos do Pierre Hermé (que aparece em 15º?????), ou da La Pâtisserie des Rêves.
Mas não me importava de despender um pouco do meu tempo e verificar/legitimar a classificação de algumas 😀
Um bom bolo para si, e um bom bolo vegan sem açúcar processado para Ela
De todos os que vi, comia já um pastel de Belém…ou dois.
Sabe que eu tenho cuidado com a engorda?
Pena é que os pasteis de Belém estram talvez irremediavelmente estragados, são uma sombra do que foram antes do boom do turismo, a massa escorre gordura e está rija demais, o recheio não sabe a nada nem doce tem, emfim é o capitalismo 🙁