…e manteiga de amendoim, e farinha integral. Basicamente, é a tentação em forma de bolo. E depois tem outra vantagem: pode cortá-lo em quadrados e levá-lo para qualquer lado. Por exemplo, já imaginou o que é um lanche no trabalho a comer esta maravilha?
A receita divinal é do fantástico blog Food Faith Fitness e é das coisas mais fáceis de fazer. Para começar a conversa, só vou precisar de seis ingredientes para a base: farinha integral, flocos de aveia, açúcar mascavado, bicarbonato de sódio, sal e óleo de coco. Para o recheio, vai ter de separar queijo creme (light, claro, que estamos em época de dietas), iogurte grego, açúcar, extracto de baunilha, uma clara de ovo e pepitas de manteiga de amendoim. Sim, pepitas de manteiga de amendoim! Eu já as encontrei à venda na Glood, mas também poderá encontrar noutras mercearias estrangeiras. Se não as conseguir comprar, pode sempre substituí-las por pepitas de chocolate.
Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Comece por misturar numa taça todos os ingredientes secos para a base. Junte depois o óleo de coco à temperatura ambiente e envolva tudo com as mãos de forma a criar um crumble. Separe cerca de um quarto da mistura e espalhe o resto pela base de uma forma quadrada com cerca de 20 centímetros e untada com spray de cozinha.
Pressione bem o crumble contra a base e leve ao forno, pré-aquecido a 190º C, durante cerca de 5 minutos, até começar a ficar dourado.
Enquanto o crumble cozinha no forno, bata numa taça o queijo creme com o açúcar. Assim que começar a ficar leve, tipo espuma, acrescente o extracto de baunilha, o iogurte grego e a clara de ovo. Bata mais um pouco para envolver tudo e, no final, misture com uma colher as pepitas de manteiga de amendoim.
Quando o crumble estiver pronto, espalhe o creme de cheesecake por cima. Salpique pelo topo o resto do crumble que separou no início e pode acrescentar mais umas pepitas de manteiga de amendoim se gostar. Leve ao forno durante mais 20 a 25 minutos e já está.
Deixe arrefecer antes de retirar da forma. Se gostar do cheesecake mais consistente, leve-o ao frigorífico antes de o cortar em quadrados. No momento de servir, salpique com um fio manteiga de amendoim cremosa. E delicie-se.
Um óptimo cheesecake para si onde quer que a manteiga de amendoim esteja,
Ele
receita e foto: food faith fitness