Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

ninhos de batata doce com ovos escalfados no forno, o jantar perfeito para um domingo

 

oliveira2.jpg

Há poucas coisas melhores do que uma gema de ovo cremosa a escorrer por cima de uma batata doce crocante. Aquela sensação da batata doce estaladiça a ensopar na gema é verdadeiramente única. E perfeita para um jantar de domingo, quando chegamos a casa estafados da praia e tudo o que queremos são uns ovos à mesa.

Quando a Oliveira da Serra nos pediu para fazermos uma receita com o seu imprescindível azeite clássico virgem extra, que nós usamos todos os dias cá em casa, decidimos logo que tínhamos de preparar um fabuloso brinner. O brinner está para os nossos domingos assim como o fato-de-banho está para a praia. Aos domingos, só queremos um jantar leve, fácil e delicioso. E por isso é que instituímos os pequenos-almoços servidos ao jantar – os brinners, com ovos, abacate, batata doce e outras delícias.

Esta é uma das nossas receitas preferidas tanto para um brunch como para um brinner. E para aprender a fazê-la só precisa de ver este vídeo de 50 segundos.

 

Ninhos de batata doce com ovos no forno

É um dos nossos brunches ou brinners preferidos: umas tacinhas crocantes de batata doce com ovos escalfados no forno. Uma receita divinal e light para preparar com azeite Oliveira da Serra clássico. Receita completa em www.casalmisterio.com

Publicado por Casal Mistério em Domingo, 2 de Setembro de 2018

 

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de azeite Oliveira da Serra clássico
  • 450 g de presunto
  • 2 batatas doces inteiras, espiralizadas 
  • Flor de sal q.b.
  • Pimenta preta q.b.
  • 60 g de espinafres baby
  • 12 ovos
  • Cebolinho picado q.b.

 

Antes de qualquer outra coisa, aqueça o forno a 200º C. Assim, poupa tempo e vai fazendo tudo o resto enquanto o forno chega à temperatura ideal. 

Numa frigideira, aqueça o azeite Oliveira da Serra clássico em lume médio, coloque a batata doce espiralizada e cozinhe, durante cerca de 5 minutos, até esta ficar macia. Tempere com flor de sal e pimenta preta moída no momento.

Pincele 12 formas de muffins com azeite Oliveira da Serra clássico. Ponha uma colher de batata doce em cada forma de muffin de forma a forrá-la. Atenção que a batata doce tem de tapar toda a forma incluindo os lados. Pressione bem com os dedos ou com a ajuda da base de um copo. Leve as formas ao forno durante 15 minutos até a batata doce ficar crocante nas pontas.

oliveira.jpg

Entretanto, coloque os espinafres baby na mesma frigideira e deixe-os saltear por 1 a 2 minutos. Tempere com flor de sal e pimenta preta.

Divida os espinafres baby pelo fundo de cada ninho de batata doce e, a seguir, coloque uma fatia de presunto. Pressione bem e termine com um ovo por cima. Tempere com flor de sal.

Volte a colocar no forno durante cerca de 10 minutos até a clara estar cozinhada e a gema continuar ainda líquida.

Retire do forno, desenforme os ninhos com uma espátula e finalize com cebolinho picado e presunto crocante por cima.

Sirva assim, vai ver que não descobre um jantar mais leve e delicioso para depois da praia. Ou, como dizemos cá em casa, um brinner.

 

Uma óptima batata doce para si onde quer que o ovo esteja,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Oliveira da Serra