Está visto: o homem voltou de férias e com ele voltaram os exageros. É isso que está a pensar neste momento, não é? Calculei. É por isso que cá em casa me chamam Maya, o Vidente Mistério. Pois, devo dizer-lhe que, se não é a receita mais simples do mundo, é pelo menos uma das mais famosas em toda a Internet.
O fenómeno viral à volta desta deliciosa massa feita em nove minutos, com todos os ingredientes colocados ao mesmo tempo dentro de uma panela nasceu em 2011 quando a chef e apresentadora americana Nora Singley visitou a pequena aldeia piscatória de Peschici, a norte de Puglia, em Itália. Foi aí que Nora conheceu Mateo Martella, o chef de um modesto restaurante, que lhe contou a forma rápida e deliciosa como a sua mãe cozinhava a pasta: primeiro usava uma frigideira, depois colocava todos os ingredientes lá para dentro ao mesmo tempo, juntamente com uma pequena quantidade de água. Quando a água evaporava, a massa estava pronta. Mateo foi para a cozinha e preparou a massa em poucos minutos. “Estava perfeita”, contou Nora à revista Slate. E com uma consistência incrível al dente.
Há dois anos, Nora publicou a receita na revista Martha Stewart Living e esta tornou-se rapidamente um fenómeno universal, com milhões de partilhas na Internet. Hoje, existem centenas de variações para fazer esta pasta al dente. Mas eu não abdico da original. São nove minutos, meus senhores!
Ingredientes
- 340 g de linguine
- 340 g de tomate cherry cortado ao meio
- 1 cebola cortada fininha
- 4 dentes de alho cortados fininhos
- 1/2 colher de chá de flocos de malagueta
- 2 raminhos de manjericão (mais umas folhas para decorar)
- 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem (mais um pouco para servir)
- 2 colheres de chá de sal grosso
- Pimenta preta moída no momento
- 4,5 chávenas de água
- Parmesão ralado para servir
Primeiro ponto: para ficar com um molho delicioso, tem de seguir as quantidades à risca. Aqui não há margem para deslizes. Segundo ponto: não existe um segundo ponto. Tudo o que precisa é de juntar todos os ingredientes com a água numa frigideira larga – o linguine tem de caber deitado no fundo. Depois, é só ligar o lume no máximo. Quando levantar fervura, deixe cozer durante 9 minutos, mexendo a massa de vez em quando com um garfo, até ficar al dente e a água tiver praticamente evaporado. Coloque numa taça, acerte o sal, ponha a pimenta moída, um fio de azeite, o parmesão ralado (ou em lascas) e umas folhas de manjericão e sirva. Vai ver que o sabor está lá todo. Às vezes, as coisas simples são as mais deliciosas.
- Veja aqui a maneira mais rápida de cortar os tomates cherry ao meio
- Como descascar uma cabeça de alho inteira em menos de 10 segundos
Uma boa massa para si onde quer que esteja,
Ele
receita: food 52; foto: james ranson
Uauuuuu!
é uma bela ideia e sei que resulta porque nos meus tempos de faculdade fazia uma massa com tomate e ovo escalfado que usava o mesmo princípio. fazia um refogado com tomate, juntava um pouco de água e a massa. ia dando umas voltinhas à massa, para não deixar colar no fundo e quando estava quase pronta, juntava um ovo com cuidadinho para não se partir. resultado: tudo pronto num só tacho 🙂 no final tinha 1 tacho para lavar, 1 prato e talheres. quem viveu em residências universitárias, sabe bem como era bom poupar… no tempo e na carteira.
Acreditem que funciona e é mesmo muito bom!
Obrigada querido Casal Mistério.
Não diz a quantidade de massa na lista de ingredientes… 🙂
Ja faco isso ha uns tempos, vou variando os ingredientes e a massa para nao ter sempre o mesmo sabor, e rapido, facil e fica sempre divinal (tenho um pequeno segredo para o sabor ficar 5 *****)…..
Tenho uma amiga italiana que convidei para jantar e fiz uma das minhas versoes, ela ficou deliciada! 😀
Olá, Catarina
Está logo no início: são 340 g de linguine.
Se experimentar, depois diga-nos como correu 😉
Obrigado e um óptimo feriado que já está aí a chegar amanhã!
Ele
Isabel, não quer dizer o seu segredo? 🙂