Esta é daquelas notícias que me dá um enorme prazer publicar! Uma aplicação para telemóvel que vende refeições de restaurantes feitas com o desperdício alimentar do dia! Só isto já seria uma grande novidade: ajuda o ambiente, combate o desperdício alimentar e é uma inovação, o que me deixa sempre encantado. Mas há mais.
Uma vez que estamos a falar de menus preparados com a comida que sobrou de cada turno, os preços são irresistíveis e, segundo os responsáveis, vão dos €2 por refeição aos €5.
A novidade chama-se Too Good to Go, já existia noutros países, mas só chegou hoje a Portugal. E estará disponível tanto para Android como para iPhone. Agora vêm as perguntas habituais:
Quais são os restaurantes que terão a comida à venda nesta app?
Os responsáveis ainda estão a fechar com vários espaços – e por isso a oferta deverá ir aumentando à medida que os dias passarem – mas, para já, há vários nomes de espaços tentadores, como a Tartine, o Café com Calma, o Eight Health Food Lounge ou até o Aruki Sushi e o Sushi at Home.
Mas o que vai estar à venda é comida estragada?
É claro que não. O que será vendido serão as sobras de cada turno servido, no próprio dia, nos espaços. Por isso os menus deverão ser disponibilizados na app, no final de cada turno: a seguir ao pequeno-almoço, a seguir ao almoço ou no final da hora do jantar.
E eu poderei escolher o que comprar?
Queria!… Não dá. Como se trata das sobras de cada turno, os menus só serão decididos quando os turnos terminarem. O que terá à sua disposição na app é uma lista dos restaurantes que têm sobras disponíveis, naquele dia. Depois comprará uma Caixa Surpresa com uma refeição feita com base nos desperdícios disponíveis de determinado restaurante. Num dia poderá ter nigiris e hosomakis no Sushi at Home, no dia seguinte poderá ter sashimi e temakis. No momento da compra, saberá o preço e o restaurante e ser-lhe-á dita a hora a que poderá levantar a sua Caixa Surpresa. Mas só saberá o que está lá dentro quando for levantar a caixa ao restaurante.
Levantar?! Mas não há entregas?
Infelizmente, por enquanto, não. Encomenda na app, paga também na aplicação e vai levantar a sua caixa refeição ao restaurante. Eu sei, eu também gostaria que houvesse entregas mas um passeiozinho de vez em quando nunca fez mal a ninguém.
E só está disponível comida de restaurantes?
Segundo os organizadores, não. Além de restaurantes, serão disponibilizadas caixas com desperdício alimentar de supermercados. Neste caso, não se trata de caixas feitas com refeições à base de sobras, mas cabazes de alimentos com um prazo de validade já muito curto.
Eu cá estou encantado com a ideia e morto por experimentar para ver como funciona.
Uma óptima refeição para si onde quer que o desperdício esteja,
Ele
fotos: d.r.