Chama-se Tsubaki, que significa “camélia” e abriu no início do mês no Turim Saldanha Hotel, perto da maternidade Alfredo da Costa. E a melhor notícia é que tem como consultor um dos mais conceituados chefs nacionais de gastronomia asiática, o incrível Paulo Morais (ex QB e ex-Umai). E melhor ainda: já lá fomos!
O ambiente
O espaço é sóbrio, trendy e minimalista. Em tons de castanho escuro, cinzento e beje, tem acesso pela rua ou através do lobby do hotel. As mesas, em madeira escura, são amplas e as cadeiras confortáveis. Fui almoçar com a minha irmã “caçula” mas os clientes eram sobretudo executivos em reunião.
A ementa
Tem tudo e mais alguma coisa que se espera de um bom japonês mas com o toque de fusão característico de Paulo Morais. Tem, por exemplo, três menus de almoço (Sushi Sashimi, Teppan Yaki, Tempura) que incluem vários mini-pratos, dependendo da sua escolha, como sopas, lombo de novilho no caso do menu Teppan Yaki, crepes, peças de sashimi e de sushi, saladas, etc. Cada menu custa 15 euros.
Como tanto eu como a minha irmã estamos de dieta (para variar), optámos por dividir uns magníficos edamames de entrada e um tártaro de atum, de peixe branco e de beterraba pura e simplesmente divinal. Mais fresco e saboroso era difícil. E como estamos empenhadíssimas na nossa dieta, pedimos mais duas variedades de sashimi do chef: sashimi de toro e sashimi de lírio enrolado em nori. Os dois eram muito bons, sendo que o de lírio era mais surpreendente. A acompanhar um inquietante molho de miso. Inquietante porquê? Deve estar a perguntar-se… Porque eu não gosto especialmente de sopa de miso e adorei o molho. Não sei porquê. Era suave e adocicado. Talvez por isso. E ainda vieram dois gunkans de salmão, também irrepreensíveis, com um molho picante q.b. Para terminar em beleza, desgraçámos a nossa dieta ao partilhar duas bolas de gelado: uma de chá verde e outra de sésamo. Eu juro que não queria mas a minha irmã insistiu. E eu não sou de fazer desfeitas a ninguém. Os dois sabores desfaziam-se na boca e eram macios e pouco doces (tudo a que uma mulher em dieta aspira!).
No final pagámos 19 euros cada uma. Não foi um almoço barato mas dei por cada um destes euros muitíssimo bem empregues. Não é nada caro para a qualidade dos pratos que comemos.
O serviço
Rápido e eficiente, só que demoraram mais tempo a passar a fatura do que a trazer todos os pratos propriamente ditos.
O bom
O sushi e os gelados de chá verde e sésamo
O ótimo
O tártaro de atum e peixe branco
O mau
O tempo de espera pela fatura
Um ótimo fim-de-semana,
Ela
fotos: tsubaki
Peço desculpa perguntar, e o que beberam durante a refeição?
Que estranho o chef Paulo Morais utilizar atum, quando estava no Umai Chiado, não servia por não ser sustentável…