novidade! novidade! agora pode comer o melhor marisco no mercado de cascais

    Mal chegámos de férias, enfiámo-nos no carro e fomos directos a Cascais. Não para visitar o Ricardo Salgado nem para abrir uma conta no Banco Mau. Fomos conhecer o novo restaurante de marisco do momento. Aberto há poucas semanas, o Marisco na Praça é a primeira boa notícia da remodelação do Mercado da Vila, que a Câmara de Cascais tem feito no último ano à mesma velocidade que o Banco de Portugal investiga o BES.

    Eu sei: podia ser mais rápido. Eu sei: o novo restaurante podia ser mais divulgado. Eu sei: até podia ter uma página no Facebook, já que estamos no ano da graça de 2014. Mas também sei outra coisa: este novo spot é uma óptima notícia para o Verão. E tem três qualidades difíceis de encontrar: bom marisco, bom ambiente e bons preços.

     

    A ementa 

    O método

    Na verdade, não há bem uma ementa. O restaurante funciona como se fosse um mercado. Localizado na zona onde as peixeiras da praça têm as suas bancas, está cuidadosamente rodeado de vidro para reduzir o barulho e o cheiro à volta. Mal entra, encontra uma banca com o marisco do dia e os preços ao quilo. Tem um rapaz a atendê-lo e é a ele que diz quanto quer de cada marisco e como o quer cozinhado. Depois ele pesa à sua frente e manda o marisco para a cozinha. Enquanto isso, o cliente segue em frente até à caixa, onde paga o marisco que pediu e as bebidas. E aqui decide: quer comer ali ou quer levar para casa? Se quiser ir embora, adeus e boa viagem. Se quiser ficar, aproveite que isto é bom. Depois de escolher onde se quer sentar, os empregados servem-no como se estivesse num restaurante normal. Trazem-lhe mais bebidas e mais comida, se quiser. Tudo o que pedir na mesa paga no fim.

    O marisco

    Mas, vamos voltar ao princípio. Então, o que é que há na banca do marisco à nossa espera? Bruxas de Cascais, perceves, amêijoas, ostras, canilhas, camarões, carabineiros, sapateira e a mais agradável de todas as surpresas: lambujinhas. Eu sei que o nome não é digno de um sítio onde viveram reis, príncipes e banqueiros. Mas posso garantir que é um marisco maravilhoso. Considerada a segunda divisão distrital da amêijoa, a lambujinha é muitíssimo saborosa e muito mais barata. Com uma concha mais frágil e menos côncava, vale mesmo a pena experimentar. Nós pedimos lambujinhas à Bulhão Pato e estavam deliciosas.

    A seguir, escolhemos umas ostras, que estavam fresquíssimas, ao nível das de Cacela Velha, se bem que mais caras (2 euros a ostra), e umas deliciosas bruxas de Cascais. Este marisco, muito difícil de encontrar, é um irmão anão do cavaco – não o Presidente da República, o marisco dos Açores. Muitíssimo saboroso e bem cozido, é caro. Mas como é muito pequeno, com 200 gramas (16 euros) tem um óptimo prato para dividir.

    Finalmente, escolhemos um camarão frito com um magnífico arroz de alho (solto e delicioso) e uns perceves, a única desilusão da noite – estavam muito salgados e cozidos demais: ao tirar a casca, o marisco soltava-se da cabeça.

    Por tudo isto, pagámos menos de 25 euros por pessoa. O preço pode baixar até aos 15 euros por pessoa se optar, por exemplo, por uma sapateira.

     

    A cerveja

    Há muito tempo que não bebia uma imperial tão estupidamente gelada. Para dias de calor a seguir à praia, é perfeito.

     

    O ambiente 

    O ideal é ir cedo, a seguir à praia. Assim faz um lanche ajantarado e evita as enchentes. Parece que à sexta e sábado costuma estar cheio, mas ao domingo está vazio.

    A decoração é simples e castiça, com candeeiros em ferro, mesas em madeira e caixas de vinho com os talheres lá dentro. A cozinha está também rodeada de vidro, o que nos permite ver tudo à nossa volta: de um lado, o chef a tratar do jantar; do outros, as peixeiras a tratarem do peixe. É o ambiente perfeito para um restaurante num mercado. E ainda tem uma pequena esplanada que dá para a área exterior do mercado.

    O serviço 

    São miúdos. E isso tem vantagens: são simpáticos, rápidos e disponíveis. E desvantagens: quando perguntei se tinha lapas, respondeu-me que não tinha cracas. Apesar da baralhação, correu tudo muito bem. É claramente um sítio para voltar. E parece que, durante o Verão, ainda vão abrir mais restaurantes no Mercado da Vila. Um dos que mais promete é um espaço explorado pelos donos do Páteo do Petisco. A remodelação demora, mas promete.

    O bom 

    O sítio, mesmo no meio do mercado do peixe

    O mau 

    Os perceves

    O óptimo 

    As ostras, as bruxas e as lambujinhas

     

    Boas mariscadas para si onde quer que esteja,

    Ele

    12 comentários em “novidade! novidade! agora pode comer o melhor marisco no mercado de cascais

    1. Assim de repente lembrou-me a fórmula do Romarijo devidamente adaptada à escala e à matéria prima… Faltam os borrifos de água e os 35 graus à sombra!

      CR

    2. Vocês são incríveis!!! Sempre a dar-nos novidades!! (quase todas boas….!!!!) Obrigada! Como descobrem tanta coisa boa “benzos deus”???’

    3. Gostámos muito!
      Fomos ontem e comemos muito bem.
      Eu não posso vir aqui ao vosso blog com fome que fico com vontade de experimentar tudo 😉

      Obrigada e até à próxima dica…
      r.

    4. Não desvalorizando em nada a iniciativa do restaurante, espero que os novos espaços não venham estragar o magnífico mercado de Cascais, os produtos são óptimos, a relação qualidade/preço é excelente.

      Espero que não se torne em mais um espaço snob/chic de preços elevadíssimos e em que a qualidade se venha a deteriorar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *