Numa das nossas Conversas de Alpendre quando ali estivemos a passar uns dias, Cristina e José Carlos confidenciaram-nos que já tinham outro projeto em vista. Claro que ficámos cheios de curiosidade, porque qualquer hotel idealizado por este casal e pela filha Marta só podia ser outra agradável surpresa.
E não me enganei. A Colégio Charm House abriu as portas no dia 17 de julho em Tavira e lá teremos de voltar ao Algarve rapidamente. Nunca escondemos que esta é a nossa zona preferida: o eixo Tavira-Cacela Velha-Castro Marim. Já percorremos quase todos os hotéis da região e estamos doidos para conhecer este novíssimo projeto dos proprietários do Conversas de Alpendre.
A Colégio Charm House nasceu das ruínas de um palacete do século XVIII, que durante o Estado Novo foi uma escola. Está explicado o nome. Situado no centro de Tavira, junto ao rio e a 5 minutos a pé da ponte romana, este espetacular boutique hotel tem 20 quartos e o mesmo bom gosto do Conversas de Alpendre.
A antiga capela, por exemplo, foi transformada em dois quartos, mantendo alguns detalhes como o altar e recorrendo a elementos decorativos com uma cruz, um sino e imagens de anjos, numa espécie de homenagem à história do espaço. O hotel tem quartos duplos para casais que procuram uma escapadinha romântica, e suites (com mezzanines ou dois quartos) a pensar em famílias, sobretudo em casais com filhos.
Algumas das suites mantêm os mesmos tons quentes e detalhes de decoração inspirados em África ou na Índia ou outros destinos orientais, como os candeeiros originais e os espelhos enormes com um rebordo exótico. As madeiras e os móveis rústicos também estão muito presentes, tal como no Conversas de Alpendre.
Mas outros quartos têm elementos de decoração a fazer lembrar o ambiente de um antigo colégio de meninas: objetos e banquinhos de escola, brinquedos antigos, instrumentos musicais transportam-nos para o passado mais recente deste antigo palacete.
Dos 20 quartos (preços a partir de €250), quatro têm terraço e piscinas privadas, três partilham um pátio e uma piscina, e ainda há um com jacuzzi.
Há também uma piscina exterior comum, várias esplanadas, um bar e um restaurante onde pode pedir refeições ligeiras e snacks, além de cocktails, vinhos, sangrias e sumos.
Por enquanto, o Colégio ainda não serve jantares mas os hóspedes podem sempre experimentar o ótimo menu surpresa do chef Gonçalo Esteves, no Conversas de Alpendre.
Aliás, pensando bem, também temos de voltar ao Conversas de Alpendre com urgência. Desde a última vez que lá estivemos muita coisa aconteceu. Mas esta família é um exemplo de força e de coragem e, durante a pandemia, conseguiram juntar aos dez quartos e à famosa Casa da Árvore (erguida a 3 metros de altura, em cima de uma alfarrobeira), um espetacular Loft (uma enorme suite com mezzanine e piscina privativa, com espaço para dois adultos e duas crianças) e a Cabana (uma suite para duas pessoas, também com piscina e chuveiro exterior).
Meu querido Marido Mistério, está na hora de abrirmos os cordões à bolsa porque é muita novidade para experimentarmos.
Uma boa escapadinha para nós,
Ela
fotos: love is my favourite color/colégio charm house