Tem pouco mais de uma hora a última novidade do universo da restauração lisboeta. Kiko Martins, o chef d’ O Talho e do Chefs’ Academy, resolveu virar-se para os peixes e abriu às cinco da tarde deste sábado o seu novo restaurante, A Cevicheria. Aqui vai haver empanadas e aquela que é uma das mais fortes razões que me vão fazer levantar do sofá no meio deste frio de cão: os quinotos, que são risottos feitos com quinoa. Mas a especialidades serão as ceviches, como esta bem apessoada ceviche de atum, abacate, algas e folha de arroz.
Para acompanhar tudo isto, há pisco sour, uma bebida típica da América do Sul feita com sumo de limão (ou de lima), aguardente Peruvian Pisco, clara de ovo, xarope de açúcar, gelo e Angostura bitters (uma mistura alcoólica de ervas e especiarias).
Kiko Martins passou um ano a viajar pelo mundo, ficou instalado em casas particulares e aprendeu a cozinhar os pratos típicos de cada região com as famílias que o alojaram. O resultado é um turbilhão de criatividade, imaginação, sabores e óptimos petiscos.
O restaurante vai estar aberto durante todo o dia, do meio-dia à meia-noite e – drama! – não vai aceitar reservas.
Eu já estou à porta de casa à espera que Ela se digne aprontar-se para ver se arranjo mesa para hoje. Se também estiver para aí virado, aqui fica a página do Facebook. A morada é Rua D. Pedro V, 129, em Lisboa.
Boas ceviches para si onde quer que esteja,
Ele