o almoço light que lhe tira a fome até ao jantar

    E não é que a minha querida e destemida Mulher Mistério continua feliz e contente na sua senda calórica? Para Ela é como se a Dieta de Ano Novo fosse uma ténue miragem no horizonte. Nem sequer começa amanhã. Começa num dia longínquo que há-de chegar. Ou talvez não… Por outro lado, eu, o Rei das Sobremesas, o Imperador das Massas, o César das Calorias, ando preocupado em fazer receitas dietéticas. E nem é porque Ela me pede. Mas antes porque os meus queridos e stressados Filhos Adolescentes adoptaram o 75 Hard, que basicamente consiste em 75 dias de dieta radical para começar o ano. É claro que, filhos deste casal como são transformaram o Hard num Semi-Hard ou até num Pré-Soft. Mas, seja como for, pedem-me para fazer todos os dias um jantar e um almoço light.

    Foi por isso que hoje decidi fazer este almoço do site The Kitchn: uma salada de espelta com tomate, mozzarella e manjericão. Apesar de ter este aspecto divinal, só tem 273 calorias.

    De ingredientes, preciso de espelta em grão, azeite, alho, vinagre de vinho tinto, orégãos, azeitonas picadas, pimentos coloridos picados, pepperoncinis em picle laminados, tomatinhos cherry de várias cores cortados ao meio, mini-bolas de mozzarella cortadas ao meio e manjericão fresco picado. A receita original também usa salsa picada, mas eu vou substituí-la por mais manjericão. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, então consulte a receita original aqui.

    Preparação

    Antes de mais nada, lave bem os grãos de espelta e deixe-os a escorrer. Enquanto isso, aqueça um fio de azeite numa panela grande. Assim que o azeite estiver a borbulhar, junte a espelta e deixe tostar durante quatro minutos, sem parar de mexer. Tape com três litros de água e uma colher de sopa de sal grosso. Mexa, aumente o lume para o máximo e, depois de levantar fervura, deixe ferver em lume brando até a espelta ficar al dente. O tempo vai depender do tipo de grão, mas deverá ser entre 10 e 30 minutos.

    Enquanto a espelta escorrida arrefece num prato grande, pique o alho e misture-o com o vinagre de vinho tinto, os orégãos, uma pitada de flor de sal e outra de pimenta preta moída no momento. Acrescente mais 80 ml de azeite progressivamente ao mesmo tempo que vai mexendo.

    Envolva os restantes ingredientes neste molho. Acrescente em seguida os grãos de espelta arrefecidos e finalmente as ervas aromáticas. Coma logo ou, em alternativa, leve para um almoço light no escritório. Vai ver que esta maravilha o alimenta durante todo o dia.

     

    Um óptimo almoço para si onde quer que esteja a sua fome,

    Ele

     

    receita e foto: the kitchn

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *