Estou profundamente contrariado a escrever este texto. Estou mesmo com uma cara à Cavaco Silva que me deixa incapaz de mexer um único músculo facial para sorrir. Por isso, siga o meu conselho e fuja enquanto pode.
Ainda aí está? Só pode ser masoquismo, mas se está disponível para o sacrifício, então aqui vamos: a minha querida Mulher Mistério obrigou-me a fazer uma receita com lentilhas. E eu gosto tanto de lentilhas como da música da Cátia Palhinha (eu disse para se ir embora…). Mas Ela insistiu que adora lentilhas, que é óptimo para juntar nas saladas, que fica almoçada, que dá um magnífico almoço para levar para o escritório, enfim…
E foi com este estado de espírito de Jorge Jesus a uma jornada do fim da Liga que ontem me vi obrigado a fazer esta salada do fantástico blog Le Creme de la Crumb para o almoço da minha tirana Mulher Mistério. Além das lentilhas (que, por mim, substituía por cuscuz), vai precisar de salmão fresco, sumo de limão espremido no momento, verdes (eu usei canónigos), tomatinhos cherry partidos em quatro, mozzarella, vinagre balsâmico, flor de sal e pimenta preta moída na altura. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita completa aqui.
Comece por temperar o salmão com flor de sal, pimenta e sumo de limão, depois cozinhe-o no forno para ficar mal passado – eu costumo colocar o forno no grelhador, a 200º C, durante não mais de 10 minutos. Ao mesmo tempo, ponha as lentilhas numa panela com o triplo da água e um pouco de sal e deixe cozer durante 15 a 20 minutos – até ficarem tenras mas não empapadas.
Enquanto as lentilhas e o salmão arrefecem um pouco, coloque o vinagre balsâmico numa panela para fazer a redução de balsâmico. Assim que levantar fervura, reduza o lume para o mínimo durante cerca de 15 minutos até ficar espesso. Deixe arrefecer e depois é só misturar as lentilhas, o salmão em lascas, o tomate, a mozzarella e os canónigos. Se levar para o escritório, ponha tudo dentro de um frasco separado e por esta ordem. Junte a redução de balsâmico só quando for comer.
Um óptimo almoço para si onde quer que as lentilhas estejam,
Ele
receita e foto: le creme de la crumb