o atum mais caro de sempre acabou de ser vendido por 2,7 milhões (veja a melhor maneira de o cozinhar)

    “O atum parece fresco e saboroso, mas acho que paguei um bocadinho demais por ele”. Um “bocadinho demais” foram, mais precisamente, 2,7 milhões de euros por um peixe com 278 quilos, o que dá qualquer coisa como 10 mil euros por quilo.

    A loucura foi cometida, no passado sábado, dia 5 de Janeiro, em Tóquio, pelo japonês Kiyoshi Kimura, o dono da cadeia de restaurantes Sushi Zanmai, e coloca este como o atum mais caro de sempre, tendo custado mais do dobro do anterior vencedor do recorde.

    No total, o peixe com quase 300 quilos deverá render à cadeia de restaurantes cerca de 12 mil peças de sushi, o que significa que cada uma dessas peças terá custado, pelo menos, 225 euros em peixe.

    tuna_steak_t658.jpg

    A culpa é do atum Bluefin do Pacífico, uma das espécies de atum mais procuradas e valiosas do mundo. O Bluefin do Pacífico é considerada uma espécie vulnerável, o que significa que tem de ser preservada para não entrar em extinção. É por isso que os preços atingem estes níveis loucos. Por isso e pelo facto de ser o tipo de atum com mais gordura, o que o torna também mais saboroso.

    Se um pedacinho deste maravilhoso atum tivesse chegado à porta da Mansão Mistério, eu tê-lo-ia preparado de uma de duas maneiras: ou cortado em suculentas e inacreditáveis fatias de sashimi (a melhor maneira de aproveitar todo o sabor desta delícia), ou seguindo esta deliciosa receita da Martha Stewart.

     

    de6f7c46cdebe608bab3101c02ae9cf7.jpg

    Ingredientes

    • 500 g de atum cortado em 5 cubos rectangulares
    • 3 colheres de sopa de sementes de sésamo brancas
    • 1 colher de sopa de sementes de sésamo pretas
    • 1 colher de sopa de óleo de cártamo

     

    Misture as sementes de sésamo num prato de sopa e envolva as peças de atum nesta mistura, pressionando bem de todos os lado de forma a que as sementes fiquem bem agarradas ao peixe. Aqueça o óleo numa frigideira, em lume médio-alto, e cozinhe cada peça de atum durante cerca de 20 segundos de cada lado. O objectivo é que o atum fique dourado por fora e cru por dentro.

    Coloque o atum cozinhado em cima de um prato, com papel de cozinha, para escorrer a gordura, e corte em fatias com cerca de meio centímetro de espessura.

    Sirva simplesmente com molho de soja ou com o molho de gengibre da Martha Stewart. Leva molho de mirin, miso, gengibre fresco ralado, sumo de cenoura, sumo de laranja, molho de soja, vinagre, piripíri, óleo de sésamo e cebolinho picado. E, para o preparar, só precisa de ver aqui as quantidades certas de cada ingrediente e misturar tudo numa taça. 

    Eu cá ficava pelo molho de soja simples. Afinal, quanto menos ingredientes juntar a um peixe tão delicioso, melhor.

     

    Um óptimo atum para si onde quer que os 2,7 milhões de euros estejam,

    Ele

     

    fotos: san diego reader; martha stewart

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *