É um dos pratos favoritos cá em casa. Pelo menos uma vez, de 15 em 15 dias, a Família Mistério junta-se à volta de um divinal bife tártaro. Eu sei que muita gente não gosta. Mais gente ainda nunca conseguiu provar, mas eu garanto-lhe que é divinal e facílimo de preparar.
A minha própria Mãe Mistério é incapaz sequer de olhar para um bife tártaro em cima de uma mesa. O meu pai só provou pela primeira vez cá em casa há uns dias. Mas até os Mini-Misteriosos mais pequenos se babam quando vêem à frente um bife tártaro à moda do Casal Mistério.
Por isso, se tem dúvidas ou se nunca provou, vá por mim e faça esta maravilha em sua casa. E esta nossa versão mistério do bife tártaro até tem um toque oriental.
Ingredientes
Para 4 pessoas
- 700 g de alcatra de novilho sem gordura (parte superior)
- 5 chalotas
- 5 colheres de chá de alcaparras
- 2 a 4 mini-pepinos em picle (dependendo do tamanho)
- 6 colheres de chá de mostarda de Dijon
- 5 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- 3 colheres de chá de molho Worcestershire
- 1 a 2 colheres de chá de wasabi
- 4 gemas de ovo
- Flor de sal
- Mistura de pimentas moída no momento
- Wasabi em pó q.b.
A primeira regra é ter um talho de confiança onde receba a garantia de que a carne é fresca e não está sujeita a contaminações. Encontrado isso, eu costumo comprar sempre a parte superior da alcatra de novilho. Também pode fazer com lombo mas, se encontrar uma boa peça de alcatra, terá um bife tártaro mais saboroso e ligeiramente menos tenro, o que evita que o bife fique empapado. Além disso, este corte não tem gordura, o que é fundamental para um bom bife tártaro.
Tanto pode optar por picar a carne em casa ou no talho. O importante é que a carne seja sempre picada no momento, à sua frente, e à faca, para evitar que o bife fique empapado, com a textura de um hambúrguer. O ideal é ficar com pequenos cubos de cerca de dois a três milímetros.
Se picar a carne em casa, congele os bifes ainda inteiros durante cerca de meia hora para ganharem consistência e ficarem bem frescos. Se optar por picar a carne à faca no talho, coloque-a no congelador meia hora antes de a preparar. Tempere a carne com uma pitada de flor de sal e de pimenta moída no momento.
Enquanto isso, separe quatro gemas das claras. Guarde as claras para fazer uma omelete de claras no dia seguinte e deixe as gemas de parte. Pique as chalotas, as alcaparras e os picles e coloque tudo, numa taça grande, com a mostarda de Dijon, o azeite, o molho de soja, o wasabi (1 a 2 colheres de chá dependendo do grau de picante que gosta) e o molho Worcestershire. Misture bem até ficar com um molho cremoso. Coloque a carne já picada dentro da taça e envolva-a muito bem no molho.
Divida a carne por quatro pratos, imitando a forma de hambúrgueres. Coloque uma gema por cima de cada bife tártaro e termine com wasabi em pó polvilhado pelo topo. Também pode acrescentar um pouco de cebolinho picado que fica óptimo.
Sirva com uma salada de verdes e batata palha a acompanhar. Vai ver que, depois de provar a primeira vez, não vai querer outra coisa.
Um óptimo bife tártaro para si onde quer que esteja,
Ele
receita e foto: casal mistério
Não sei se com esta pandemia a decorrer as pessoas até têm medo de comer estas coisas e digamos, é arriscado, porque as carnes cada vez são mais contaminadas!!!!!!!!!!!!