É o lanche mais comido cá em casa durante a semana. Normalmente, costumo fazer um bolo de banana todos os domingos. E dura para quase toda a semana. Parto em quadrados e cada um leva um quadrado para o escritório ou para a escola/faculdade. Todos os santos dias para seguirmos à risca o mantra da Família Mistério: um bolo por dia não sabe o bem que lhe fazia. Não engorda assim tanto e é um lanche delicioso. Além disso, o bolo de banana fica húmido e fofinho e só precisa de usar uma taça, o que é uma preciosa ajuda para quem não gosta de lavar a loiça (como é o caso deste vosso criado).
Esta receita é do site The Kitchn e é facílima de preparar. Tudo o que vai precisar é de bananas maduras cortadas ao meio longitudinalmente, manteiga sem sal, açúcar mascavado e granulado, farinha com fermento, ovos, flor de sal, óleo de canola ou mais manteiga derretida, leite e extracto de baunilha. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, então consulte a receita original aqui.
Preparação
Antes de tudo, espalhe as metades de banana, com a parte cortada virada para baixo, pelo fundo de uma forma de 33 cm, previamente untada com manteiga. Derreta em seguida a manteiga com o açúcar mascavado, deixando levantar fervura até o açúcar derreter, e espalhe por cima das bananas.
Deixe de parte enquanto faz a massa do bolo: misture numa taça a farinha com o fermento, o açúcar e o sal. Adicione logo depois os ovos, 180 ml de manteiga derretida ou óleo de canola, o leite e o extracto de baunilha e bata em velocidade média durante cerca de três minutos. Deite por fim esta massa por cima das bananas e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 40 a 50 minutos.
Deixe arrefecer ligeiramente antes de virar a forma ao contrário para retirar o bolo para uma travessa de servir. Sirva com o lado das bananas no topo e corte em quadrados para ir comendo durante a semana. Vai ver como a calda de açúcar e manteiga misturada com as bananas na cobertura vai deixar este bolo de banana mais húmido do que qualquer outro.
Um bolo para si onde quer que as bananas estejam,
Ele