Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

o bolo de chocolate mais light de sempre: sem farinha, sem leite e sem açúcar

Cá em casa um bolo de chocolate dura tanto tempo como um treinador no Sporting. A Família Mistério come bolos à velocidade da luz. E especialmente aos fins-de-semana e feriados. 

O problema é que, com tanta sofreguidão, temos de arranjar soluções dietéticas para não nos transformarmos numa família de lutadores de sumo. E foi por isso que recebi esta extraordinária receita do site Food52 como se fosse um verdadeiro presente de Natal.

Trata-se de um espectacular bolo de chocolate que não leva açúcar, farinha ou leite e que nem sequer vai ao forno. Para fazer a base desta delícia, só vou precisar de tâmaras, avelãs, coco desidratado, cacau em pó, pepitas de cacau e flor de sal. Para o recheio, separe cajus (ensopados em água durante a noite e escorridos de manhã), extracto de baunilha, água, cacau em pó, óleo de coco, flor de sal e um creme de tâmaras que faz facilmente em casa. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

3cba44a0-d5c3-410c-88cb-e88a8250250d--2018-0914_ra

 

A primeira coisa a fazer é preparar o tal creme de tâmaras. Junte 350 gramas de tâmaras sem caroço com 120 ml de água e bata bem num liquidificador até ficar com um creme suave. Separe 300 gramas deste creme que é o que vai precisar para o recheio.

Depois trate de preparar a base do bolo. Coloque as avelãs com o coco, o cacau, as pepitas e a flor de sal, dentro de um liquidificador, ou do robô de cozinha, e pique tudo. Vá acrescentando, aos poucos, 170 g de tâmaras enquanto continua a picar. Espalhe a base por uma forma quadrada com 18 centímetros. Se tiver uma forma com o fundo amovível, óptimo. Caso contrário, forre com papel vegetal para ser mais fácil tirar o bolo.

Para acabar, só precisa de bater todos os ingredientes do recheio com excepção do cacau e do óleo de coco. Asssim que estiver bem cremoso, junte os dois últimos ingredientes e bata mais um pouco.

Espalhe o recheio por cima da base e leve ao frigorífico durante, pelo menos, seis horas. O resultado é um bolo delicioso e tão saudável que emagrece só de olhar para ele.

 

Um óptimo bolo de chocolate para si onde quer que a dieta esteja,

Ele

 

receita e foto: food52 

 

4 comentários

Comentar post