o bolo de chocolate mais light de sempre: sem farinha, sem leite e sem açúcar

    Cá em casa um bolo de chocolate dura tanto tempo como um treinador no Sporting. A Família Mistério come bolos à velocidade da luz. E especialmente aos fins-de-semana e feriados. 

    O problema é que, com tanta sofreguidão, temos de arranjar soluções dietéticas para não nos transformarmos numa família de lutadores de sumo. E foi por isso que recebi esta extraordinária receita do site Food52 como se fosse um verdadeiro presente de Natal.

    Trata-se de um espectacular bolo de chocolate que não leva açúcar, farinha ou leite e que nem sequer vai ao forno. Para fazer a base desta delícia, só vou precisar de tâmaras, avelãs, coco desidratado, cacau em pó, pepitas de cacau e flor de sal. Para o recheio, separe cajus (ensopados em água durante a noite e escorridos de manhã), extracto de baunilha, água, cacau em pó, óleo de coco, flor de sal e um creme de tâmaras que faz facilmente em casa. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    3cba44a0-d5c3-410c-88cb-e88a8250250d--2018-0914_ra

     

    A primeira coisa a fazer é preparar o tal creme de tâmaras. Junte 350 gramas de tâmaras sem caroço com 120 ml de água e bata bem num liquidificador até ficar com um creme suave. Separe 300 gramas deste creme que é o que vai precisar para o recheio.

    Depois trate de preparar a base do bolo. Coloque as avelãs com o coco, o cacau, as pepitas e a flor de sal, dentro de um liquidificador, ou do robô de cozinha, e pique tudo. Vá acrescentando, aos poucos, 170 g de tâmaras enquanto continua a picar. Espalhe a base por uma forma quadrada com 18 centímetros. Se tiver uma forma com o fundo amovível, óptimo. Caso contrário, forre com papel vegetal para ser mais fácil tirar o bolo.

    Para acabar, só precisa de bater todos os ingredientes do recheio com excepção do cacau e do óleo de coco. Asssim que estiver bem cremoso, junte os dois últimos ingredientes e bata mais um pouco.

    Espalhe o recheio por cima da base e leve ao frigorífico durante, pelo menos, seis horas. O resultado é um bolo delicioso e tão saudável que emagrece só de olhar para ele.

     

    Um óptimo bolo de chocolate para si onde quer que a dieta esteja,

    Ele

     

    receita e foto: food52 

     

    5 comentários em “o bolo de chocolate mais light de sempre: sem farinha, sem leite e sem açúcar

    1. ….tudo…é um clube light, porque raramente se vê nas artimanhas pesadíssimas e toupeiríssimas que são tão vulgares nos seus pares, e, tal como o bolo, substitui, e bem, o que lhe faz mal…
      Aplausos para o bolo e para o Sporting.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *