o bolo de chocolate que não sabia que precisava na sua vida

    bolos e bolos. Depois, há este bolo de chocolate que eleva o momento da sobremesa a todo um outro nível. Podia ser uma tarte, mas é mesmo um bolo, podia ter um recheio de uma mousse mas a consistência faz lembrar a de um irresistível pastel de natal, só que com sabor a chocolate.

    Por isso, esta receita de bolo de chocolate do blog Recipe Tin Eats é ideal para celebrarmos este feriado a uma segunda-feira.

    Para isso, precisamos de comprar bolachas Oreo e manteiga sem sal derretida para a base. Depois, precisamos também de leite, baunilha, açúcar de confeiteiro, gemas de ovo, amido de milho e chocolate com 70% de cacau picado para o recheio. Finalmente, é bom comprar também natas, framboesas ou morangos e açúcar de confeiteiro para decorar.

    Assim, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 a 12 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, prepare a forma: vire a base de uma forma de 20 cm ao contrário – isto facilita a remoção do bolo no fim. A seguir, unte a base da forma com manteiga e depois pressione uma folha quadrada de papel vegetal contra o fundo. Prenda as laterais da forma na base, deixando o excesso de papel sair para fora (para facilitar a remoção depois).

    Entretanto, pré-aqueça o forno a 180°C.

    Faça agora o recheio:

    Aqueça o leite, a baunilha e cerca de metade do açúcar numa panela grande em lume médio-alto até pouco antes de ferver, mexendo para dissolver o açúcar.

    A seguir, coloque as gemas e o resto do açúcar numa taça grande e bata para combinar. Depois, adicione a farinha de milho e bata até ficar homogéneo.

    Enquanto bate os ovos, verta lentamente a mistura do leite quente em fio fino, enquanto continua a bater. A seguir, misture até ficar totalmente combinado.

    Depois, volte a colocar a mistura dos ovos e do leite na mesma panela. A seguir, aqueça em lume médio-brando, mexendo constantemente para que o fundo não agarre, até começar a engrossar. Isso deve acontecer dentro de 3 a 5 minutos. Mas, se ficar com grumos, retire do lume, bata vigorosamente – ficará liso. Quando o creme estiver espesso e fumegante, e aparecerem as primeiras grandes bolhas lentas no fundo (pare de mexer para ver), bata constantemente por mais 45 segundos e depois retire do lume.

    A seguir, adicione o chocolate e mexa até derreter completamente.

    Transfira para uma taça, cubra imediatamente com película aderente a tocar a superfície. Reserve enquanto prepara a base.

    Faça agora a base de bolacha:

    Comece por partir grosseiramente as bolachas Oreo com as mãos e coloque num liquidificador. Triture até obter migalhas finas. Adicione a manteiga derretida e triture novamente até combinar.

    Depois, transfira as migalhas para a forma preparada, pressionando uniformemente e firmemente na base (use o lado inferior de um copo medidor de fundo plano para fazer isto).

    Leve ao forno:

    Entretanto, bata o recheio até ficar liso para soltar. Verta sobre a base e alise o topo. Leve ao forno durante 60 minutos, rodando a forma aos 45 minutos. Ainda estará trémulo quando o tirar do forno.

    Deixe arrefecer durante 3 horas à temperatura ambiente, na forma.

    Depois leve ao frigorífico durante pelo menos 12 horas para permitir que o recheio solidifique completamente.

    O ideal é cortar quando estiver frio e depois servir à temperatura ambiente (para um recheio mais cremoso!). Remova os lados da forma e o papel vegetal, depois use a sobra de papel para deslizar o bolo da base.

    Corte às fatias e sirva!

    Fica delicioso com uma colher de natas batidas e decorado com framboesas ou morangos. Finalize com o açúcar de confeiteiro.

     

    Um ótimo feriado,

    Ela

     

    receita e foto: recipe tin eats

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *