o buffet de frios do la trattoria (e o óptimo vitello tonnato)

    Antes de entrar aqui para almoçar, tem de tomar uma decisão importante na sua vida: quer comer pratos quentes ou quer comer pratos frios? Como facilmente se pode perceber, este é um tema fundamental para o futuro da humanidade e para o futuro do seu dia gastronómico. Se a resposta for pratos quentes, acelere o passo, assobie para o ar e siga em frente. Se a resposta for pratos frios, pode entrar à confiança. Aqui encontra um dos mais equilibrados buffets de comida fria nessa implacável corda bamba que é a relação qualidade-preço.

    A ementa

    Ao jantar, o serviço à carta é demasiado caro para o que o La Trattoria tem para oferecer. Mas, ao almoço, de segunda a sexta-feira, o buffet custa 13 euros por pessoa e tem óptimas escolhas na parte de frios. Também tem comida quente – massas, pizzas e uns pratos com um aspecto duvidoso –, mas fiquei enfeitiçado com os frios. Primeiro as saladas: salada caprese com tomate muito encarnado e mozzarela muito fresca; salada de rúcula e parmesão com folhas pequeninas e queijo saboroso; e salada de requeijão e tomate com um requeijão branco e molhado.

    Isto já seria suficiente para mim que, na Primavera, ao almoço, me transformo num furioso ruminante de vegetais. Mas felizmente não foi. E digo felizmente porque foi essa gula insaciável que me levou a provar as saborosas bruschettas, os bons cogumelos salteados, os óptimos mini salgadinhos e o maravilhoso vitello tonnato.

    E é aqui que o meu coração começa a acelerar até à pré-arritmia cadíaca. Também há carpaccio de vitela e não é nada de se deitar fora. Mas o vitello tonnato é outro campeonato. Trata-se de uma carne da pata traseira da vitela, muito fininha e mal passada, acompanhada com uma maionese de atum e algumas alcaparras. A receita, originária do Piemonte, Itália, deve ser preparada pelo menos de véspera para que o sabor da carne possa apurar decentemente. Se o prato for mal cozinhado, a carne pode ficar seca e sem graça. Se for bem cozinhado, a carne fica suculenta e deliciosa. No La Trattoria, o vitello tonnato é muitíssimo bom e vale claramente a visita ao buffet. Assegure-se, no entanto, de que há vitello tonnato no dia em que for, porque os pratos do buffet costumam variar. 

    À quarta-feira, além do buffet normal, tem um buffet especial de leitão da Bairrada por 22 euros. 

    O ambiente 

    Está a ver a definição da palavra discrição? No dicionário de antónimos, deveria constar La Trattoria. Empresários, socialites, políticos, socialites, actores, socialites, cantores, socialites e até o saudoso João Pedro Campos Henriques, que se insere na categoria João Pedro Campos Henriques. Todos eles frequentam o La Trattoria, o que pode tornar difícil encontrar mesa na secção de não fumadores ou passar um almoço sem ouvir mais beijinhos do que talheres a baterem nos pratos. Mas, faça lá um esforço: por este vitello tonnato vale a pena passar por esse calvário que é rever as calças cor-de-rosa de Campos Henriques a poucos metros de distância.

    O serviço 

    Esta é a grande vantagem do buffet: o serviço é basicamente feito por si e para si. Ao longo de duas horas de almoço, troquei três frases com a empregada: “Boa tarde”, “São duas Coca-colas, por favor” e “Não se importava de trazer a conta”. Nestes intensíssimos monólogos não houve oportunidade para falhas no serviço, o que torna ligeiramente difícil qualquer avaliação que não seja dizer que os empregados dão as boas tardes, trazem as bebidas rapidamente e tiram a conta sem erros. Já não é mau. Mas também não podia ser muito melhor.

    O bom 

    As saladas

    O mau 

    Termos sido obrigados a ficar na área de fumadores

    O óptimo 

    O vitello tonnato

    O surreal 

    O Campos Henriques

    Um abraço para as calças cor-de-rosa do Campos Henriques, onde quer que elas estejam,

    Ele

    5 comentários em “o buffet de frios do la trattoria (e o óptimo vitello tonnato)

    1. Um post delicioso, como todos (aliás!) aqueles que tenho tido a oportunidade de ler aqui no Casal Mistério. Adorei as descrições e o acentuado e indiscreto sentido de humor d’Ele. Fez-me rir, como há muito não ria. Obrigada. Por isso e pela dica. Vou registar para futuros encontros com (o meu) ele.

      Um beijinho, Sara ♥
      Little Tiny Pieces of Me (https://littletinypiecesofme.blogspot.pt/)

    2. é um prazer comum este da comida,da critica,de avaliar restaurantes..nao fossemos nos cá em casa um gestor hoteleiro e uma chef! Parabéns,ler-vos é deliciar cada palavra e babar em cada imagem….melhor,só um prego do Gambrinus ou um bife do Café de São Bento 🙂

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *