Eu sei. Estou igual ao meu querido Marido Mistério no que toca a títulos manifestamente… exagerados. Não, não lhe chamaria sensacionalista. Mas a verdade é que este cheesecake de chocolate é mesmo uma maravilha e é facílimo de fazer. A receita é do blog Also The Crumbs, Please e não precisa nem de fogão nem de forno. Aliás, prepara-se rapidamente, depois é só deixar no frigorífico até à hora de servir.
Para isso, precisa de ter em casa cerca de 36 bolachas Oreo esmagadas, cacau em pó e manteiga sem sal derretida, para a base. Depois, para o recheio, vai precisar de queijo creme macio, açúcar, cacau em pó, extrato de baunilha, chocolate semi amargo (derretido e arrefecido) e natas.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, forre uma forma de tarte com cerca de 23 cm de diâmetro com uma folha de papel vegetal e reserve.
Depois, faça a base: misture numa taça grande as Oreo esmagadas, a manteiga derretida e o cacau em pó e mexa até obter uma massa com a consistência de crumble. A seguir, transfira para a forma que preparou e pressione com a base de um copo contra o fundo e até metade dos lados da forma. Leve a base ao congelador enquanto prepara o recheio.
Para fazer o recheio, bata o queijo creme com a batedeira, durante cerca de 1 minuto, até obter um creme macio. Depois, adicione o açúcar e o cacau e bata novamente durante mais 1 minuto.
Entretanto, adicione a baunilha e o chocolate derretido e misture. Finalmente, junte as natas e bata, durante 1 a 2 minutos, até obter uma consistência macia, tipo chantilly.
Espalhe o recheio por cima da base e alise o topo com uma espátula.
Leve ao frigorífico durante 4 horas ou até ficar bem firme.
Eu sei… Não precisa de me agradecer.
Um ótimo fim de semana,
Ela