o cocktail que o vai fazer apaixonar-se por gin (e por lima e manjericão)

    O Huffington Post chamou-lhe um dos 21 cocktails que o vão fazer apaixonar-se por gin à primeira vista. E isso basta para me deixar a salivar de gula. Se, além de tudo, ainda conseguir fazer o cocktail em poucos minutos, então já estou sentado à mesa com um copo vazio à minha frente.

     

    O mais complicado em relação ao Rickshaw é mesmo compreender o nome. Chamar a um cocktail o mesmo que se chama àqueles meios de transporte semi-esclavagistas muito usados na China, em que um homem puxa uma carroça com outras pessoas lá dentro, é no mínimo arriscado. Mas eu, que gosto de arriscar tanto que todos os dias ouso sair à rua sem uma armadura, experimentei. E adorei. Vai ver se não lhe sabe bem à chegada a casa depois de uma quarta-feira de trabalho!

    Ingredientes 

    • 2 cálices de gin
    • 1 cálice de sumo de lima espremido
    • 1 cálice de xarope de manjericão
    • Pepino para enfeitar
    • Folhas de manjericão para enfeitar

    Como pode facilmente perceber, a única coisa que o vai fazer demorar mais de cinco minutos a preparar este cocktail é o xarope de manjericão. E esse pode ser guardado no frigorífico durante duas ou três semanas, desde que fique num frasco bem fechado. Para fazer o xarope, basta juntar quantidades iguais de água e açúcar com uma mão cheia de folhas de manjericão (a quantidade exacta varia a gosto). Depois deixe ferver em lume médio, mexendo até o açúcar derreter – não demora mais do que uns minutos. Arrefeça ao ar livre e deite por um passador para um frasco.

    Assim que estiver fresco, atire-se ao cocktail. Coloque os ingredientes num shaker cheio de gelo e agite bem durante 20 segundos. Pode preparar uma dose individual ou um jarro. A única regra a cumprir é que, para cada dose de gin, deve colocar meia dose de lima e mais meia de xarope.

    Sirva num copo cheio de gelo e decore com duas rodelas de pepino e umas folhas de manjericão. Ao fim do primeiro gole, vai perceber o que faz do gin uma bebida irresistível.

     

    Uma boa happy hour para si, onde quer que esteja,

    Ele

     

    fotos e receita: macheesmo

     

    3 thoughts on “o cocktail que o vai fazer apaixonar-se por gin (e por lima e manjericão)

    1. Ele,

      Fiquei com uma duvida no xarope… Quando dizes doses iguais de água e açúcar é por exemplo meio litro de água e meio Lili de açúcar certo? Isto não ficará extremamente doce?

      Um abraço

      Pedro

    2. Olá, Pedro
      De facto, fica muito doce. Mas é suposto ter um xarope muito doce. A questão está na quantidade de xarope que se usa no cocktail. E essa deve ser rigorosamente metade da quantidade de gin e igual à quantidade de sumo de lima.
      No fundo, compensa fazer uma grande dose de xarope (se calhar um litro é demais!) e guardar o que sobra no frigorífico. A vantagem é que já não temos que voltar a fazer xarope para o próximo cocktail 😉
      Bons cocktails,
      Ele

    3. Ofereceram me umas limas e fiz um gin pondo, uma dose de gin, uma lima e respetivo sumo e hotelã. Não tinha pepino… ficou muito bom. O gin que usei era da marca Haymans.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *