o dia em que isabel II acelerou demais com o príncipe saudita no carro

    Adorava guiar, foi mecânica de camiões durante a II Guerra Mundial, mas a sua verdadeira paixão eram os jipes. No Castelo de Balmoral, a Rainha Isabel II tinha sempre vários Land Rover à sua disposição para passear pelos 20 mil hectares da propriedade. Sempre ao volante, por caminhos estreitos e inóspitos. E quase sempre a acelerar.

    Foi sem saber nada disto que o então príncipe Abdullah foi convidado pela Rainha, em 1998, para almoçar e depois dar um passeio por Balmoral. De início, o herdadeiro do trono saudita mostrou-se relutante em aceitar o passeio pelo campo, mas convencido pelo seu ministro dos Negócios Estrangeiros, acabou por ceder.

    imrs (1).jpeg

    Depois do almoço, foi levado pelo pessoal do palácio para um jipe e convidado e a sentar-se no lugar da frente, ao lado do condutor. Só então percebeu que quem abriu a porta do lado, foi a própria Rainha, que se sentou ao volante.

    Se ver uma Rainha de 72 anos a conduzir um jipe já pode ser estranho para si, então para o príncipe da Arábia Saudita, onde na época as mulheres eram proibidas de guiar, foi um verdadeiro choque. Sem hesitar, a Rainha rodou a chave, ligou o motor e acelerou. Primeiro, pelas estradas de terra batida; depois pelos caminhos estreitos pelos montes e vales. Cada vez mais depressa – e “sempre sem parar de falar”.

    imrs.jpeg

    À medida que os caminhos ficavam mais difíceis, o príncipe ficava mais aterrorizado. Até que pediu ao seu intérprete, que seguia no banco de trás, que “implorasse à Rainha para desacelerar e se concentrasse no caminho à sua frente” em vez de conversar, conta o jornal Washington Post

    A Rainha ficou tão divertida que, cinco anos mais tarde, quando Sherard Cowper-Coles foi nomeado embaixador do Reino Unido na Arábia Saudita, fez questão de lhe contar a história antes da apresentação de credenciais. Uns meses depois, na primeira reunião com Abdullah, o embaixador disse-lhe que “trazia cumprimentos de Sua Majestade, a Rainha Isabel II, que tinha partilhado [com ele] memórias afectuosas do seu passeio de jipe pelas Terras Altas”.

    Abdullah desmanchou-se a rir e o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita desabafou: “Desconfio, embaixador, que Sua Majestade conduz o Estado de forma mais estável do que o seu Land Rover”.

    Em 2018, a Arábia Saudita levantou a proibição de condução às mulheres.

     

    Um óptimo passeio de jipe para si onde quer que a Rainha esteja,

    Ele

     

    fotos: washignton post

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *