Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

o doce perfeito para o verão: mousse de lima só com 5 ingredientes

Tem cara de caipirinha, mas é uma sobremesa deliciosa e facílima de fazer. Quando vi esta fabulosa receita no fantástico site Food52, o meu coração começou a palpitar como se fosse o bombo da banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras. A lima é das minhas frutas preferidas no Verão: seja dentro de um copo com cachaça, num jarro de sangria ou numa sobremesa gelada. O seu sabor ácido e fresco tem tudo a ver com um dia de praia e calor.

Depois, há a consistência: este doce consegue juntar aquela suave cremosidade de uma mousse com o toque crocante de um crumble tostado. É absolutamente divinal. Parece um cheesecake, mas é uma simples mousse de lima.

É por tudo isto que este ano já decidi adoptar esta fabulosa mousse de lima como a minha sobremesa preferida. Além de ficar pronta em poucos minutos, só leva cinco simples e modestos ingredientes: natas gordas, bolachas digestive (a receita original é com Graham Crackers mas é difícil encontrá-las em Portugal), açúcar, manteiga sem sal e limas. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

a424eac5-3b13-496c-a952-8fa306bee92a--2018-0417_lime-posset-with-graham-cracker-crumble_3x2_rocky-luten_030.jpg

 

Primeiro, comece por fazer o crumble. Pique as bolachas, num liquidificador ou no robô de cozinha. Depois, misture-lhes três colheres de sopa de açúcar e uma pitada de flor de sal. Finalmente, junte a manteiga cortada em cubos e pique tudo até ficar misturado. Espalhe bem o crumble por um prato, com a ajuda das mãos, e leve-o ao congelador. Quando o crumble estiver firme, coloque-o num tabuleiro, forrado com uma folha de papel vegetal, e leve ao forno, pré-aquecido a 160º C, durante 15 a 20 minutos, mexendo a meio. 

Enquanto o crumble estiver a tostar, deite as natas com o açúcar e as raspas de lima para dentro de uma panela bem grande. Leve ao lume forte. Assim que levantar fervura, reduza o lume para o mínimo e deixe ferver durante cinco minutos, mexendo sempre – cuidado para não deixar as natas saírem para fora da panela. Desligue o lume e misture o sumo de lima espremido e mais uma pitada de flor de sal. Deixe arrefecer durante cerca de 15 minutos.

Para servir, coloque uma camada de crumble no fundo de cada taça e a mousse por cima. Termine com mais um pouco de crumble espalhado pelo topo e umas raspas de lima. Vai ver como o crumble crocante, misturado com a mousse cremosa, é verdadeiramente irresistível.

 

Uma óptima mousse para si onde quer que a lima esteja,

Ele

 

receita e foto: food52

10 comentários

Comentar post