o fim-de-semana merece uma barriga de porco estaladiça como esta

    Amanhã, volta a chuva e o mau tempo. Tenha calma, não se enganou e não está no site do IPMA. Este pequeno momento Anthímio de Azevedo serve apenas para justificar à minha querida Mulher Mistério o facto de me preparar para fazer uma receita com um pouquinho mais de 200 calorias. Só um pouquinho mais… Mas a verdade é que esta barriga de porco estaladiça justifica qualquer esforço.

    A pele vai ficar tão estaladiça quanto a estabilidade deste Governo. Tudo graças a assar durante mais de duas horas no forno. No fim, ainda vai caramelizar com um espectacular molho de mostarda e xarope de ácer. Mas agora, o melhor é parar com a conversa e passar à acção.

    Para fazer esta receita do site Taste, separe apenas cinco ingredientes: uma barriga de porco sem osso e com alguns golpes na pele, xarope de ácer, mostarda à l’ancienne, vinagre de sidra e alecrim fresco. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    Preparação

    Antes de tudo, coloque a barriga de porco num pirex, com a pele virada para cima e uma fina camada de água por baixo – só precisa de ter a água a tocar na carne. Em seguida, tempere a carne com sal grosso, esfregando bem a pele e tentando introduzir os grão de sal pelos golpes. Por fim, leve ao forno, pré-aquecido a 220º C, durante cerca de 40 minutos.

    Ao mesmo tempo que a carne assa no forno, misture numa taça o xarope de ácer com a mostarda, o vinagre e o alecrim picado.

    Quando tiver passado o tempo, reduza o forno para os 200º C e deixe assar durante mais cerca de 75 minutos, enquanto vai deitando mais água à medida que for necessário.

    Assim que a pele estiver estaladiça e a carne bem cozinhada, salpique o molho de mostarda por cima e deixe mais cerca de cinco minutos até a pele caramelizar.

    Deixe assentar no balcão da cozinha durante 10 minutos antes de servir com uns raminhos de alecrim frescos e mais um pouco de mostarda.

     

    Uma óptima barriga de porco para si onde quer que a pele estaladiça esteja,

    Ele

     

    receita e foto: taste

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *