o frango assado mais fácil de fazer do planeta

    Há um número mágico para fazer um delicioso e estaladiço frango assado no forno. Na verdade, são dois números mágicos, o que transforma este frango praticamente num Harry Potter: 500 gramas = 10 minutos. Se souber isto, tem mais de metade da sua receita pronta.

    Decorada a fórmula matemática, só tem de seguir a ultra-simples técnica da respeitadíssima cozinheira, escritora e professora de cozinha Barbara Kafka. Por cada meio quilo de frango que tiver à sua frente, deixe-o dez minutos a assar num forno a 250° C. É isso que vai deixar o frango saboroso e hidratado por dentro e estaladiço e apetecível por fora.

    Para fazer a receita milagrosa de Barbara Kafka, que foi testada pelo site Food52, precisa de um frango, 1 limão, 4 dentes de alho, 4 colheres de sopa de manteiga sem sal, flor de sal, pimenta preta moída no momento e 250 ml de vinho branco ou de caldo de galinha para fazer o molho.

    6851a19b-2577-4f3d-ba4e-4de34466573a--2014-0517_ge

     

    Primeiro, prepare o frango: corte e deite fora o excesso de gordura que existe no rabo, bem como as pontas das asas. Retire também o pescoço e os miúdos. Assim que tiver o frango arranjado, encha a cavidade com o limão, o alho e a manteiga. Tempere a cavidade e a pele com o sal e a pimenta e coloque o frango, com o peito virado para cima, numa frigideira com pegas de ferro.

    Ponha a frigideira no segundo nível do forno a contar de baixo, pré-aquecido a 250° C, e deixe assar o tempo adequado ao peso do frango. Ao fim de dez minutos, gire o frango para não o deixar agarrar à frigideira.

    Retire o frango do forno, limpe o recheio e passe-o para um prato aquecido. Tape-o com um pano enquanto prepara o molho. Deite fora o excesso de gordura que está na frigideira e coloque lá dentro o vinho branco ou o caldo de galinha. Leve ao lume enquanto raspa o fundo da frigideira com uma espátula de madeira para libertar a pele caramelizada que se colou ao fundo. Deixe ferver durante um ou dois minutos e sirva numa molheira para despejar por cima da carne. Melhor e mais fácil do que isto é impossível.

     

    Um óptimo frango assado para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    receita: barbara kafka; foto: food52

     

    3 comentários em “o frango assado mais fácil de fazer do planeta

    1. Fantástico, super delicioso e suculento!!
      Cá em casa só fizemos umas pequenas alterações… acrescentámos alho (garlic lovers) e ainda uns raminhos de salvia fresca (que supostamente iriam ser para o chicken in milk do Jaime Olivier) ao interior do frango!!

      Optamos pelo vinho branco em vez do caldo e resultou muito muito bem. Ficou óptimo depois de o reduzirmos com alguns sucos do frango.

      Em relação ao tempo de cozedura, o nosso frango tinha cerca 1,4 kg e com alguns cortes estratégicos, demorou 50min até ficar no ponto!! Um bocadinho mais do que o previsto mas valeu a pena a espera!!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *