sabia que o bolo-rei não é português?

    Já teve favas secas escondidas na massa e presentes embrulhados em papel vegetal. Até já foi proibido pela República e já se chamou Bolo Arriaga. Mas não tem nada a ver com a monarquia, o seu nome vem dos três Reis Magos. Se quiser ficar a conhecer a história do bolo-rei, então só precisa de carregar no play aqui em baixo.

     

     

    No episódio desta semana do podcast Favas Contadas, contamos como nasceu o bolo mais famoso desta época do ano. Tudo começou com uma viagem de um confeiteiro português a Paris, onde conheceu o famoso Gateau des Rois. Baltazar Rodrigues Castanheiro Júnior voltou a Lisboa com a receita do bolo e com um pasteleiro francês. Fez algumas adaptações e começou a vender o nosso bolo-rei. Não em homenagem à monarquia, mas em honra dos três Reis Magos e dos presentes que estes levaram para o Menino Jesus. A cor dourada do bolo-rei representa o ouro, as frutas cristalizadas representam a mirra e o aroma representa o incenso. E é também por isso que o bolo-rei original tinha um presente escondido na massa, embrulhado em papel vegetal.

    Como nasceu a tradição das 12 passas no Ano Novo

    Mas o melhor mesmo é ouvir o episódio completo desta semana do podcast do Casal Mistério. E ficar a conhecer toda a história do bolo-rei. Ah, e também contamos como nasceu a tradição de comer 12 passas à meia-noite de Ano Novo. Uma pista: não nasceu em Portugal, surgiu por causa de um novo imposto criado em Espanha no final do século XIX.

    Para ouvir todas estas histórias sobre a origem da comida, só precisa de procurar o último episódio desta segunda temporada do podcast em qualquer uma das plataformas disponíveis: SpotifyApple PodcastsYouTubeCastBox ou Google Podcasts. O Favas Contadas volta em Fevereiro, para a terceira temporada, com mais histórias sobre a origem da comida.

     

    Um óptimo bolo-rei para si onde quer que estejam os Reis Magos,

    Ele

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *