Sabia que a açorda foi inventada pelo bisavô de Maomé? E, já agora, o que nasceu antes: a açorda alentejana ou a de marisco? Ou será que foram as migas? É para responder a todas essas questões que publicamos hoje o episódio número 87 do podcast Favas Contadas. Para ouvir toda a história, só precisa de carregar no play aqui em baixo.
De acordo com vários historiadores, a açorda nasceu num ano de seca extrema em Meca graças ao generoso líder de uma tribo. Perante a ameaça de fome que pairava sobre o seu povo, Hashim ibn Abd Manaf pegou nos seu camelos e foi buscar trigo à Síria. Depois de regressar, abateu os camelos para ter carne e usou o trigo para fazer pão. Juntou os dois ingredientes e fez um caldo rico que distribuiu por toda a população. Foi a primeira açorda da história, bem parecida com a nossa versão alentejana.
Ainda hoje esse caldo é distribuído aos peregrinos que visitam Meca. E ainda hoje os descendentes de Hashim são conhecidos como hashemitas. Mas, no episódio desta semana do podcast, contamos ainda como a açorda chegou à Península Ibérica. Além disso, também contamos como este caldo se transformou na açorda que hoje comemos no resto do país.
No entanto, o melhor mesmo é ouvir o episódio completo em qualquer umas das plataformas de podcast. Pode encontrar todos os episódios no Spotify, mas também na Apple Podcasts ou no CastBox. E se não quiser perder nenhum episódio do Favas Contadas, então o melhor é seguir o podcast em qualquer uma destas plataformas. Porque, todas as semanas, contamos uma nova história sobre a origem da comida.
Uma óptima açorda para si onde quer que esteja,
Ele
fotos: joao manita; nataliaspb; casal mistério
Se quiser ver a receita de açorda à alentejana da Maria de Lourdes Modesto e a nossa receita preferida de açorda de camarão, então carregue na Galeria aqui em baixo:
