o jantar ideal para quando tem o frigorífico vazio

    Esta semana estamos em clima de Guerra Fria cá em casa. Decidi que não ia ao supermercado enquanto não esvaziássemos o frigorífico e o congelador. Sabe aqueles tupperwares que já acumulam neve de tanto esperarem pela sua vez? Se há coisa que me enlouquece é ver os nossos queridos e adoráveis Filhos Mistério abrir o frigorífico e dizer:

    – Não há nada nesta casa.

    Claro que há: no fundo das prateleiras, nos cantos do frigorífico, debaixo da neve acumulada no congelador.

    Por isso, estou a testá-los até ao limite, até limparmos tudo, porque odeio desperdícios e eles têm de se habituar que, com imaginação, tudo se aproveita.

    E estão com muita sorte porque têm uma mãe que vive a procurar boas receitas, como esta que descobri no blog Salt and Lavender.

    Bastou-me afastar a neve de uma das caixas que temos no congelador para encontrar uns ótimos peitos de frango. O resto dos ingredientes foi muito fácil descobri-los no fundo das nossas prateleiras. E apesar do aspeto tentador deste molho, esta receita só tem 337 calorias. Nada mau. Podia ser bem pior.

    Só precisamos dos peitos de frango, alho em pó, sal e pimenta, azeite, manteiga, uma cebola média cortada às fatias, um alho picado, caldo de galinha, uma colher de chá de molho Worcestershire (eu sei, é estranho mas o meu querido Marido Mistério tem sempre esta iguaria guardada no frigorífico), natas azedas e salsa picada para decorar.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    sour-cream-and-onion-chicken-1.jpg

     

    Corte os dois peitos de frango ao meio na horizontal de forma a obter quatro bifes mais fininhos. Tempere-os com sal, pimenta e alho em pó.

    Junte o azeite e uma colher de sopa de manteiga numa frigideira. Deixe derreter em lume médio alto, durante alguns minutos.

    Quando a frigideira estiver bem quente, adicione os peitos de frango. Deixe cozinhar durante cerca de 5 a 6 minutos de cada lado ou até ficarem dourados.

    Reduza o lume para médio e junte o resto da manteiga e a cebola. Salteie a cebola, durante 10 a 15 minutos, até ficar macia e ligeiramente acastanhada. O tempo vai depender da espessura das fatias da sua cebola. Se for preciso, reduza para lume brando.

    Adicione o alho e deixe cozinhar durante 30 segundos.

    Acrescente agora o caldo de galinha e o molho Worcestershire, raspando bem o fundo da frigideira, se precisar.

    Adicione as natas azedas até obter um molho cremoso e macio e deixe cozinhar durante alguns minutos. Não deixe borbulhar demais.

    Volte a colocar o frango na frigideira e cubra-o com o molho com a ajuda de uma colher. Tempere com mais sal e pimenta, se precisar, e sirva logo, decorados com salsa picada por cima.

    É ou não é um jantar divinal com os restos que temos em casa?

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: salt and lavender

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *