Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

o jantar mais fácil da semana: massa com courgette, queijo e molho pesto

Terça-feira é um dia de transição. Ainda estamos a recuperar dos excessos do último fim-de-semana, mas já estamos a preparar-nos para os excessos do próximo fim-de-semana. E por isso precisamos de um jantar criativo sem ser demasiado calórico, saudável sem ser demasiado light, dietético sem nos deixar demasiado famintos.

Eu sei, não é fácil, mas por isso é que foi inventada a massa. Se não a enchermos de gorduras e calorias, temos uma refeição que alimenta sem engordar. Especialmente se a massa for cozida al dente, o que pode reduzir o seu índice glicémico para metade.

Este divinal tortellini vegetariano, do fantástico blog Cooking Classy, é uma receita perfeita para dias como o de hoje.

Leva massa tortellini (eu adoro a de ricotta e espinafres, mas a de quatro queijos também é deliciosa), courgettes cortadas em pedaços (se encontrar, pode usar courgettes verdes e amarelas), pimento cortado em pedaços, cebola roxa picada, cogumelos laminados, tomatinhos cherry cortados ao meio, alho picado, espinafres baby, molho pesto e queijo parmesão ralado. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

tortellini-pesto-roasted-vegetables-1-768x1152.jpg

 

Comece por assar as courgettes juntamente com os pimentos, os cogumelos e a cebola roxa. É isso que lhes vai dar uma textura crocante e tostada deliciosa. Só precisa de colocar tudo em cima de um tabuleiro, forrado com uma folha de papel vegetal, e temperar com azeite, flor de sal e pimenta preta moída no momento. Envolva bem os vegetais no tempero e leve ao forno, pré-aquecido a 220 ºC, durante 10 minutos.

Retire o tabuleiro, acrescente-lhe os tomatinhos cherry e o alho picado e volte a levar ao forno durante mais cinco a dez minutos. Retire o tabuleiro novamente do forno, misture bem os espinafres baby nesta festa de legumes e volte a colocar no forno durante mais um minuto. 

Enquanto os legumes cozinham, coza o tortellini em água e sal, de modo a que fique al dente. É isso que tornará a mais mais dietética e saudável. Retire o tortellini da panela quando estiver ainda ligeiramente duro de trincar e misture-o com os vegetais assados. Termine acrescentando o molho pesto e meia concha da água onde cozeu a massa (vai ver que ajudará a tornar o molho mais cremoso). Finalize com o parmesão ralado por cima e já está. Jantar saudável, fácil e vegetariano pronto a servir.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que a massa esteja,

Ele

 

receita e foto: cooking classy